EDITORIAL: Infraestrutura e transporte: um debate que não se esgota
Tema foi debatido no 20º Encontros Folha, realizado em Londrina no dia 14 de novembro
PUBLICAÇÃO
sábado, 18 de novembro de 2023
Tema foi debatido no 20º Encontros Folha, realizado em Londrina no dia 14 de novembro
Folha de Londrina
A infraestrutura de transporte voltou a ser tema do Encontros Folha, evento do Grupo Folha de Londrina que promove, desde 2014, o debate sobre os vários fatores que impactam no desenvolvimento econômico e social da região Norte do Paraná. Na sua vigésima edição, o Encontros Folha trouxe novamente para a mesa de discussão um assunto crucial para os municípios que compõem a Região Metropolitana de Londrina. Estamos falando dos modais de transporte e da qualidade das estradas.
Na terça-feira (14), durante as palestras e debate do Encontros, as principais preocupações dos participantes e público que compareceu ao evento estavam em torno da infraestrutura regional. A escolha do melhor local para o desvio do tráfego pesado do perímetro urbano e para a criação de um novo bolsão para a instalação de empresas, consequências diretas da construção de uma nova via no entorno de Londrina, dominaram boa parte das discussões.
Esse assunto está intimamente ligado a outra pauta que mobiliza os agentes políticos e econômicos: a nova concessão das rodovias, processo que deve marcar o setor também nos próximos meses e no ano que vem.
Uma pergunta pairou no ar durante a fala do palestrante do Encontros Folha, o secretário de Infraestrutura do Paraná, Sandro Alex. Segundo ele, está chegando a hora de decidir qual a prioridade Londrina dará para o Contorno Leste. O secretário deixou claro que a decisão de viabilizá-lo passa pela articulação política regional.
Certamente, a resposta dos prefeitos, empresários e moradores da região é que o Contorno Leste é muito importante, assim como o Contorno Norte, que está mais encaminhado, como mostra reportagem do jornal neste fim de semana (19 e 20) trazendo um panorama do 20º Encontros Folha.
O Contorno Note foi pensada para separar o fluxo de caminhões do fluxo de tráfego doméstico e a via está incluída como obra obrigatória do novo pacote de concessões que já foi iniciado pelo governo federal.
Já o Contorno Leste foi anunciado em agosto como parte das obras previstas no contrato de concessão do Lote 3, previsto para ser leiloado em 2024. A via teria 23 quilômetros de extensão, ligando a PR-445 à BR-369, no limite entre os municípios de Londrina e Ibiporã, abrindo caminho para potencializar a movimentação de cargas no aeroporto, instalado na mesma região.
No caso do Contorno Norte, a obra está prevista para o Lote 4, previsto para ser leiloado em 2025. Seriam 40 quilômetros de uma nova interligação, que partiria do trecho entre Rolândia e Cambé, passando próximo do distrito da Warta até o contorno de Ibiporã.
Na palestra, Sandro Alex lembrou que a inclusão de um segundo contorno no pacote de concessão poderia onerar o custo do quilômetro rodado no Lote 3 além do previsto. Outra alternativa foi aventada pelo secretário foi a inclusão do Contorno Leste na lista de obras do PAC no Paraná.
“A palavra final é da região de Londrina. Se seus líderes entendem que há necessidade de ter um Contorno Leste, o governo do Estado vai apoiar. Mas precisamos que as autoridades daqui, prefeitos e deputados, expressem essa vontade com assinaturas em um documento, que o governador também vai assinar e encaminhar à Brasília”.
A Região Metropolitana de Londrina, até mesmo por falta de uma articulação política eficiente décadas atrás, perdeu obras de infraestrutura que poderiam ter impactado melhor o desenvolvimento econômico dos seus municípios. Portanto, os dois contornos, Norte e Leste, assim como a instalação do aparelho ILS no Aeroporto de Londrina, são reivindicações antigas e bastante importantes.
Muito obrigado por ler a FOLHA!