Nas cidades brasileiras, o serviço de transporte público coletivo é responsável pela maior parte dos deslocamentos realizados no perímetro urbano. Assim como a eficiência dos ônibus, a existência de terminais e a qualidade das calçadas onde estão os pontos de espera fazem parte da experiência do usuário.

Boas condições de segurança, limpeza e abrigo de sol e chuva são as situações esperadas para quem aguarda o ônibus.

Nesse sentido, a assinatura de compra do terreno de 12 mil metros quadrados, onde será construído o Terminal Metropolitano de Londrina, é uma grande notícia, pois a obra é esperada há décadas pela população que mora, trabalha ou estuda nos municípios próximos.

A cerimônia oficializando a compra foi realizada em Londrina, nesta quinta-feira (1) e contou com a presença do governador Ratinho Junior. As autoridades foram recebidas no local onde será construído o terminal, na esquina da avenida Leste-Oeste com a rua Bahia, em frente ao Terminal Central. O espaço, onde hoje existe um barracão sem uso, pertencia à Companhia Intercontinental de Café.

A área foi desapropriada por R$ 19 milhões, recurso do Governo do Estado. Atualmente, passageiros que vêm de Ibiporã, Rolândia, Cambé e Jataizinho precisam ficar em pontos de ônibus comuns espalhados na Leste-Oeste à espera dos coletivos.

O projeto de estudo de concepção e o anteprojeto oficial, que deverão dar as bases da obra, serão contratados a partir de licitações previstas para os próximos semanas. O custo deve ser de R$ 300 mil.

A expectativa é de que o edital para construção do terminal seja publicado até o final do ano, com os serviços tendo prazo de cerca de 20 meses para acabar, ou seja, a projeção de entrega é 2026.

A construção do Terminal Metropolitano de Londrina é peça fundamental na qualificação do serviço de transporte coletivo. A obra, quando concluída, proporcionará melhores condições de conforto e segurança para o usuário. Havendo opções de serviços e comércio para os passageiros, o espaço acabará contribuindo para impulsionar economia e gerar mais empregos.

Além das vantagens citadas acima, espera-se que o Terminal Metropolitano de Londrina venha se tornar um fator motivador para a população deixar o carro em casa e usar o transporte coletivo, contribuindo, assim, para a melhora da mobilidade urbana e para o meio ambiente, que ganha com a redução da emissão de gases poluidores.

Obrigado por acompanhar a FOLHA!