EDITORIAL: EncontrosFolha aborda as novas tecnologias em saúde
A Tecnologia e a Inteligência Artificial a Serviço da Saúde
PUBLICAÇÃO
terça-feira, 08 de novembro de 2022
A Tecnologia e a Inteligência Artificial a Serviço da Saúde
A TIC (Tecnologia da Informação e Comunicação) tem o poder de revolucionar a área da saúde e não há dúvida do poder que ela tem em transformar a rotina de diagnósticos, procedimentos e tratamentos, ajudando a explicar a redução da mortalidade e o aumento da expectativa de vida de homens e mulheres.
As novas tecnologias estão melhorando os serviços de saúde (pública e privada) e incrementando o acesso de mais pessoas a recursos que antes eram restritos a quem tinha dinheiro para buscar tratamentos fora do país. Elas também têm capacidade de otimizar os processos e reduzir custos em hospitais, clínicas e unidades básicas.
É sobre isso que a 17ª edição do EncontrosFolha vai tratar nesta quarta-feira (9). Com o tema "A Tecnologia e a Inteligência Artificial a Serviço da Saúde", o evento do Grupo Folha de Londrina reunirá diferentes profissionais que vão mostrar como a evolução digital vem transformando as suas áreas de atuação.
José Gustavo Sampaio Gontijo, secretário de Empreendedorismo e Inovação do Ministério da Ciência e Tecnologia, abrirá a rodada de palestra e mostrará que uma das estratégias da pasta é levar a transformação digital para a área de saúde, com várias ações sendo desenvolvidas visando usar a inovação para melhorar a qualidade de vida dos brasileiros.
Um time de profissionais consagrados vai se juntar a Gontijo e levar informação e experiência para a plateia do Encontros, que acontecerá das 8h às 11h30, no Aurora Shopping, na Gleba Palhano, na zona sul em Londrina. São eles, Ricardo Brandina, coordenador do Serviço de Cirurgia Robótica da Iscal (Irmandade da Santa Casa de Londrina), e Lucas Gianolla, gerente de Projeto do Hospital Unimed Londrina. A mediação ficará a cargo de João Claudio Santilli, farmacêutico bioquímico especialista em Análises Clínicas, representante do Salus (Saúde Londrina União Setorial).
O Hospital do Câncer de Londrina terá uma participação especial no Encontros, quando o médico radio-oncologista Diogo Dias do Prado vai falar sobre como a radioterapia tem evoluído no tratamento contra o câncer, permitindo aos especialistas avançarem também em conhecimento sobre a modalidade terapêutica.
O potencial de transformação dessas novas tecnologias para a área de saúde é enorme. Como o Brasil pode estimular e acelerar ainda mais essa revolução? O Encontros vai ajudar a responder essa pergunta e o leitor da Folha de Londrina poderá acompanhar a cobertura do evento pelo jornal impresso, site e nossas redes sociais.
Obrigado por ler a FOLHA!

