A perda de emprego é uma condição que abala de forma cruel muitas famílias brasileiras, principalmente quando se trata do posto de trabalho de um pai ou uma mãe. Há especialmente o medo da demora de se recolocar no mercado. Estamos falando do impacto no bem-estar físico e psicológico de um núcleo familiar. Mas em grande escala, o desemprego abala a economia a estrutura produtiva de um município, Estado ou país.

Por isso, a notícia de que o saldo de vagas de trabalho formais em Londrina referente a janeiro de 2024 foi quase o dobro do número de postos de trabalho abertos no mesmo mês do ano passado é bastante positiva.

Os dados divulgados nesta sexta-feira (15) pelo Novo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), do Ministério do Trabalho e Emprego, mostram que o município iniciou o ano com saldo positivo de 1.613 vagas contra 842 registradas no primeiro mês de 2023, uma alta de 91,56%. Em 12 meses, a cidade acumula saldo positivo de 8.311 vagas.

O resultado registrado no último mês de janeiro corresponde à diferença entre 9.591 admissões e 7.978 desligamentos.

O setor de serviços liderou as contratações, com 972 novos postos. Logo abaixo, estão a construção civil, com 292 novas vagas, e a indústria, com 243. Comércio e agropecuária registraram saldos positivos de 93 e 13 vagas, respectivamente.

Na comparação com dezembro de 2023, os números do Caged apontam para uma recuperação do mercado de trabalho londrinense, com variação positiva de 0,96%. O último mês do ano passado encerrou com saldo negativo de 1.710 vagas.

Em entrevista à FOLHA, o economista e professor Marcos Rambalducci chama atenção para os bons resultados que se estenderam também à Região Metropolitana de Londrina. Entre as cinco principais cidades da região, Rolândia está em segundo lugar, logo abaixo de Londrina, com 240 novos postos com carteira assinada criados em janeiro. Na sequência, vêm Arapongas (235), Ibiporã (167) e Cambé (78).

Assim como em Londrina, o setor de serviços foi quem mais contratou na Região Metropolitana de Londrina. Somando todos os novos postos de trabalho ofertados pelo setor nos cinco municípios, foram 1.059 vagas. Em seguida, aparece a indústria, com 768 novos postos.

Entre as 27 unidades da federação, 25 tiveram números positivos em janeiro de 2024 e na classificação geral, o Paraná ocupa a quarta colocação, com saldo positivo de 20.198 postos de trabalho, uma variação de 0,25% sobre o estoque de trabalhadores em dezembro de 2023.

Os números do Paraná colocam o Estado atrás apenas de São Paulo, que teve saldo de 38.499 empregos formais, Santa Catarina (26.210) e Rio Grande do Sul (20.810).

O crescimento do emprego formal entre os municípios da região de Londrina é sempre um índice muito festejado. Trata-se de uma âncora da recuperação econômica e consolida um cenário otimista que vem se desenhando nos últimos meses.

Obrigado por ler a FOLHA!