O desemprego é, definitivamente, a face mais cruel de uma crise econômica. Por isso, é muito bom chegar às vésperas do Natal sabendo que mais famílias conseguiram conquistar um trabalho com carteira registrada.

No mês de outubro, Londrina alcançou mais um mês com saldo positivo de empregos. De acordo com os dados do Novo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), divulgados na terça-feira (28), pelo Ministério do Trabalho e Emprego, a cidade aumentou o estoque em 788 vagas, resultado de 8.737 admissões e 7.949 demissões. No acumulado do ano, o avanço chegou a 7.448 novos postos de trabalho, sendo 86.450 contratações e 79.002 desligamentos.

A alta do mês foi puxada pelo desempenho dos setores de comércio (277 vagas) e serviços (268). A construção civil aparece na sequência (209). A indústria também aparece com alta de 43. Já a agropecuária foi a única a apresentar resultado negativo. A balança do mês fechou com nove vagas a menos no setor.

As cinco principais cidades da Região Metropolitana de Londrina (Londrina, Cambé, Ibiporã, Rolândia e Arapongas) também apresentaram saldo positivo.

Entre demissões e contratações, o resultado foi um saldo de 1.180 postos de trabalho com carteira assinada, lembrando que a região já vinha de um saldo de 753 em agosto. O setor de serviços que tinha apresentado números negativos no mês anterior voltou a apresentar números positivos com saldo de 404 novos postos de trabalho, sendo o setor mais expressivo em outubro para a região.

Os dados de Londrina e da região metropolitana fazem parte do acompanhamento e análise realizados pelo Projeto de Iniciação Científica do Núcleo de Pesquisas Econômicas Aplicadas – NuPEA da UTFPR, campus Londrina, intitulado Análise e Divulgação de Dados Econômicos da Cidade de Londrina. Estas cinco cidades representam 82,2% da população total e 86,4% do PIB da RML, sendo então um parâmetro suficiente para entender a região como um todo.

Quanto ao Estado, o Paraná foi o terceiro com o melhor saldo de empregos em outubro no Brasil, com a abertura de 14.945 novas vagas com carteira assinada no mês, o segundo maior saldo de 2023 no Estado. Esta foi a segunda vez no ano em que o Paraná ocupa essa posição – a primeira foi em fevereiro –, ficando atrás apenas de São Paulo (69.442) e Rio de Janeiro (18.803).

Como dissemos no início deste texto, o crescimento significativo da taxa de novos empregos é um sinal alentador para a economia londrinense e o aumento acumulado ao longo do ano reflete uma recuperação importante pois impulsiona a confiança dos trabalhadores e alimenta o tão esperado ciclo virtuoso de progresso.

Obrigado por ler a FOLHA!