Hoje, 14 de junho, Dia Mundial do Doador de Sangue, a Folha de Londrina faz um convite aos homens e mulheres com mais de 18 anos que estão em boas condições de saúde: no dia ou na semana do seu aniversário, procure um hemocentro e doe sangue.

Esse é o mote da mais recente campanha do Hemocentro Regional do HU (Hospital Universitário) de Londrina, incentivar a população a doar sangue no dia ou na semana do aniversário. O objetivo é manter um número regular de doações todos os dias do ano, evitando o desabastecimento de sangue.

O Hemocentro do HU de Londrina fornece sangue e seus componentes a 22 hospitais da região. O sangue coletado é separado em três componentes: glóbulos vermelhos, plaquetas e plasma e pode salvar a vida de até três pessoas. Na geladeira, os glóbulos vermelhos duram 30 dias; as plaquetas cinco dias; e o plasma pode ficar congelado por até um ano, conforme mostra reportagem da Folha de Londrina.

Pensando nessa logística de conservação, mais interessante do que um grande número de doações em um dia, o melhor é distribui-las ao longo da semana. Daí a campanha do Hemocentro do HU, convidando os voluntários a fazerem pelo menos uma visita anual ao banco de sangue, na semana do aniversário.

Mas as pessoas podem doar mais vezes ao ano, conforme a recomendação dos profissionais do Hemocentro, obedecendo um intervalo mínimo que é diferente para homens e mulheres.

Levando em conta que a maioria dos voluntários do Hemocentro procura o local aos sábados, é importante que as empresas também se engajem nessa causa, liberando os funcionários para a doação durante a semana.

De acordo com o Artigo 473 da CLT (Consolidação das Leis do Trabalho), o trabalhador tem direito a uma folga a cada 12 meses para fazer uma doação voluntária de sangue.

A OMS (Organização Mundial da Saúde) aponta um índice ideal de 3% da população de um país sendo doador de sangue. No Brasil, esse indicativo está bem abaixo do recomendado. Apenas 1,5% dos brasileiros são doadores de sangue.

Dos muitos avanços da ciência médica, ainda não se desenvolveu em laboratório um substituto do sangue. Não existe outra forma de consegui-lo senão pela doação, um gesto gratuito, um ato de amor e solidariedade na mais pura forma e que permite aos homens e mulheres salvarem a vida de outras pessoas.

Neste 14 de junho, a FOLHA agradece a todos os voluntários dessa causa vital, a doação de sangue.