Trabalhar, atualizar, aperfeiçoar, adaptar, conservar. Essas são algumas das palavras de ordem do perfil do novo agricultor, profissional que é chave para que o Brasil vença o desafio de produzir mais alimentos de forma sustentável e sem sobrecarregar o meio ambiente.

Na sexta-feira, 28, o país comemorou o Dia do Agricultor e nesta edição de fim de semana (29 e 30), a Folha de Londrina publica especial sobre a data que homenageia homens e mulheres que fazem da lida do campo mais do que uma profissão, uma missão, quase um sacerdócio.

São heróis e heroínas de diferentes idades e condições sociais e econômicas que trabalham arduamente para que não falte comida no prato de todos. Muitos esquecem de reconhecer e agradecer às muitas mãos calejadas que começam a trabalhar mesmo antes do sol nascer.

Afinal, o feijão, o arroz, a farinha de trigo e milho e tantos outros alimentos que se compra no supermercado têm toda uma história antes de chegar à indústria. Esses alimentos foram plantados, cuidados e colhidos pelos agricultores, além de acondicionado e transportado.

Além de alimentos, esses trabalhadores do campo são responsáveis por uma enorme gama de insumos e matérias-primas de muitos itens que usamos no dia a dia, como móveis, roupas, jornais, cadernos, combustível. O número de produtos é muito grande.

As reportagens que compõem o Folha Rural Especial Dia do Agricultor trazem uma discussão sobre as novas habilidades que precisam compor o perfil dos homens e mulheres do campo do século 21. Habilidades que vêm somar às características passadas de geração a geração, como dedicação e respeito à natureza.

Mostram ainda o dia a dia de diferentes gerações de trabalhadores, as primeiras experiências de jovens cooperativistas com o metaverso e os agricultores urbanos que transformam espaços públicos desocupados em hortas comunitárias.

O agricultor merece um dia de homenagem por todo o trabalho árduo de várias gerações que vieram antes e pelas que estão chegando agora, prontas para manter o Brasil no topo da produção mundial de alimentos.

A Folha de Londrina parabeniza os agricultores!