O dia D da vacinação contra a gripe acontecerá em todo o Brasil no próximo sábado (13) e Londrina vai aderir à campanha disponibilizando seis locais onde os imunizantes estarão sendo oferecidos para as pessoas que fazem parte dos grupos prioritários, definidos pelo Ministério da Saúde.

São eles: crianças de seis meses a menores de seis anos, gestantes e puérperas, idosos com 60 anos ou mais, trabalhadores da saúde, pessoas com comorbidades, adolescentes em medidas socioeducativas, população privada de liberdade, funcionários do sistema de privação de liberdade e professores do ensino básico e superior, povos indígenas e forças de segurança.

Em Londrina, cinco UBS (Unidades Básicas de Saúde) vão abrir neste sábado (13) das 9h às 16h: os postos do Vivi Xavier (norte), Guanabara (sul), Santa Rita (oeste), Armindo Guazzi (leste) e Vila Casoni (área central). Não há necessidade de agendamento.

O sexto local é o estande do Hospital do Câncer no Parque de Exposições Ney Braga (onde é realizada a ExpoLondrina), das 15h às 20h.

Cerca de 34 mil pessoas já foram vacinadas e estão à disposição 32 mil doses. Os grupos prioritários são estimados em 100 mil moradores.

Atualizar a vacina contra a gripe é importante porque com a chegada do outono/inverno as temperaturas caem e começam a aumentar os casos de síndromes respiratórias, com a tendência de aumentar o movimento nas unidades de saúde.

Há poucos dias, o Ministério da Saúde começou a veicular em veículos de imprensa uma campanha publicitária com o objetivo de conscientizar a população da importância de se vacinar contra a gripe. A peça conta com o personagem Zé Gotinha, criado em 1986, ícone da vacinação nacional, peça-chave nas campanhas e na erradicação da poliomielite.

Uma boa campanha publicitária é importante para conscientização pública, informando a população e destacando os benefícios para a saúde individual e coletiva.

Ao promover a vacinação contra a gripe e outras doenças como a dengue e a Covid-19, o Ministério da Saúde e as secretarias de Saúde ajudam a educar a população sobre o papel de cada indivíduo na prevenção de doenças contagiosas.

Obrigado por ler a FOLHA!