Com a chegada da primeira etapa do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), a Folha de Londrina finaliza as edições especiais do Folha Enem 2023, realizada em parceria com o Colégio Marista de Londrina. Nesta semana que antecede o primeiro dia de prova, o jornal publicou dois simulados - ao todo o Folha Enem 2023 trouxe 15 cadernos publicados ao longo de quase quatro meses com questões selecionadas pelos professores do Marista, além de matérias com dicas de conteúdo.

Já são três anos de parceria entre a Folha de Londrina e o Colégio Marista, somando quatro edições do Folha Enem, com objetivo de auxiliar jovens e adultos a se prepararem para o Exame Nacional do Ensino Médio e assim conseguirem realizar o sonho de ingressar na universidade.

A parceria uniu a expertise que o Colégio Marista possui no campo acadêmico e educacional com a forma eficiente que a Folha de Londrina tem em levar informação no impresso e no digital para leitores de todas as idades.

O Exame Nacional do Ensino Médio tem um papel importantíssimo na vida dos estudantes brasileiros por diversas razões. Ele é uma das principais formas de ingresso em universidades públicas e privadas no Brasil, por meio do Sisu, Prouni e Fies e tem a função vital de oferecer uma oportunidade igualitária de acesso ao ensino superior, ajudando assim a diminuir as disparidades educacionais.

E nessa tarefa de reduzir as desigualdades sociais, contribui na seleção de estudantes de baixa renda a aderirem a Programas de Financiamento e Bolsas, como o Prouni e Fies.

Em relação à preparação para o tipo característico de prova do Enem - e nesse ponto destaca-se a iniciativa da Folha de Londrina e do Colégio Marista -, o estudo incentiva os estudantes a desenvolverem capacidade de análise, interpretação e resolução de problemas, aspectos fundamentais para a formação de cidadãos críticos e atuantes.

Ao se prepararem para o exame, os estudantes são incentivados a refletirem sobre seus objetivos acadêmicos e profissionais, planejando suas trajetórias. E a Folha de Londrina tem muita satisfação em contribuir com essa trajetória por meio do Folha Enem.

Nesta edição, o jornal traz entrevista com o coordenador dos anos finais do ensino médio do Colégio Marista de Londrina, Nilson Douglas Castilho, lembrando que nesses dois dias que antecedem a prova é fundamental que o estudo seja mais leve para manter a saúde física e mental. "O aluno tem que descansar porque se ele não estiver o mínimo relaxado para poder fazer essa prova ele não vai ter o rendimento que ele precisa”, destaca Castilho.

Lendo a reportagem com as dicas do coordenador, os candidatos certamente fecharão com chave de ouro o período de preparação para o Enem.

Obrigado por ler a FOLHA!