EDITORIAL: Decoração de Natal em Londrina
O Natal, para além de seu significado cultural, tornou-se um momento estratégico para o fomento do comércio local
PUBLICAÇÃO
quarta-feira, 18 de setembro de 2024
O Natal, para além de seu significado cultural, tornou-se um momento estratégico para o fomento do comércio local
Adriana de Cunto
A antecipação da licitação para a decoração de Natal do Lago Igapó 2 deste ano mostra que a data conquistou um lugar importante no calendário turístico de Londrina, mesmo que o orçamento seja menor do que em 2023. Diferentemente do ano passado, em que o processo foi realizado em outubro, o edital 2024 será lançado ainda em setembro, permitindo maior planejamento e execução dos projetos de ornamentação.
O orçamento previsto para o Natal é de até R$ 3,1 milhões, R$ 200 mil a menos do que no ano anterior. O certame é lote único, ou seja, terá apenas uma empresa vencedora, que vai executar todos os serviços previstos no projeto. As interessadas podem apresentar as propostas até 2 de outubro. “Vai ser analisada a capacidade do fornecedor em prestar o serviço e tem que ter responsabilidade técnica, supervisão de engenheiro naval. Deve inaugurar dia 15 de novembro e este ano se mistura com as celebrações do aniversário da cidade”, pontuou o presidente do Codel (Instituto de Desenvolvimento de Londrina), Fábio Cavazotti.
A prefeitura deseja manter uma celebração de qualidade, ao mesmo tempo em que busca eficiência e economia. O Natal, para além de seu significado cultural, tornou-se um momento estratégico para o fomento do comércio local, movimentando a economia e gerando oportunidades de trabalho temporário, inclusive para ambulantes, que já se organizam para oferecer seus produtos no entorno do lago.
Para este ano, a a decoração do Natal terá um apelo especial, devendo incluir elementos interativos e alusões aos 90 anos de Londrina, celebrado em 10 de dezembro. O público pode esperar a união entre tradição e inovação.
Novamente, a grande atração dos enfeites será a passarela sobre o lago, com uma árvore de 28 metros de altura no meio e uma estrela de três metros na ponta. A árvore volta a ter passagem para pedestres por dentro, como foi em 2022, e no espaço terá um presépio com imagens de Jesus, Maria, José, Anjo, Três Reis Magos, Pastores, ovelhas e carneiros, com os principais personagens medindo de 1,30 metro a 1,50 metro. Farão parte do cenário vasos com palmeiras e feno.
Serão instalados na plataforma flutuante 18 anjos luminosos. Outra novidade é a colocação de dois letreiros com luzes, em formato de balão, em alusão aos 90 anos de Londrina. A decoração deste ano ainda contempla estrelas “instagramáveis”, painel de led holográfico, máquina de bolha de sabão com fumaça e placas para fotos com ilustrações natalinas, como Papai Noel e “Urso Noel”.
Muito importante é o fato do projeto ir além da iluminação. Ao incluir a participação de empresas privadas e convocar a sociedade a colaborar, iluminando as suas próprias casas, o município propõe uma reflexão sobre a corresponsabilidade da comunidade no embelezamento, no cuidado e na movimentação econômica da cidade.
No último fim de semana (14 e 15) uma reunião definiu que 35 locais terão decoração, entre o centro e os bairros.
Obrigado por acompanhar a FOLHA!