EDITORIAL: Circuito de ciclovias
Ciclovias que proporcionem que o londrinense prefira usar a bicicleta em vez do carro seriam um diferencial para a cidade
PUBLICAÇÃO
sexta-feira, 08 de dezembro de 2023
Ciclovias que proporcionem que o londrinense prefira usar a bicicleta em vez do carro seriam um diferencial para a cidade
Folha de Londrina
A administração municipal abriu licitação para construir e interligar dois grandes trechos de ciclovias e ciclofaixas na zona sul de Londrina. O investimento previsto é de até R$ 679 mil. A obra faz parte do projeto “Ciclo Circuito” e vai criar um via de 18 quilômetros de extensão para os ciclistas.
Esse circuito inclui ciclovias e ciclofaixas já existentes e passa por vias como a Bento Munhoz da Rocha Neto, Adhemar Pereira de Barros, Joaquim de Matos Barreto, Paranaguá, entre outras.
Londrina tem hoje quase 59 quilômetros de ciclovias e ciclofaixas. Segundo o Plano de Mobilidade Urbana de 2020, cerca de 9.000 viagens são feitas diariamente no município com bicicleta.
A atividade física sobre duas rodas para lazer é uma “febre” em Londrina. Os praticantes costumam circular por toda a cidade e usam com bastante frequência as ciclovias e ciclofaixas.
Circulam também em meio ao trânsito, onde não há vias específicas. Nesses locais, a prudência dos ciclistas e motoristas é essencial para evitar que o momento de lazer não se transforme em tragédia. Da parte dos ciclistas, o ideal é que andem sempre com o máximo cuidado e com todos os equipamentos de segurança recomendados, inclusive roupas com cores que chamem a atenção principalmente no período noturno.
Aos motoristas, cabe andar sempre com prudência e atenção, leve sempre em conta que os ciclistas, como os pedestres, são as partes mais frágeis do trânsito e merecem prioridade.
Para segurança de todos, portanto, é claro que quanto mais ciclovias e ciclofaixas foram construídas e implantadas, melhor. Seria interessante, no entanto, um olhar cuidadoso das autoridades de trânsito para que essas melhorias fossem voltadas não apenas para o lazer, mas também para o ir e vir diário de estudantes e trabalhadores.
Ciclovias que proporcionem que o londrinense prefira usar a bicicleta em vez do carro seriam um diferencial para a cidade, como uma forma de facilitar os exercícios físicos, que tão bem fazem à saúde, e de aliviar o tráfego local. Um bom sinal é que o Terminal do Ouro Verde, recém-inaugurado, conta com bicicletário. Essa integração entre modais é um modelo indicado para que o uso do transporte sobre duas rodas seja cada vez mais utilizado na cidade.
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