É consenso que a indústria tem um papel de destaque no desenvolvimento econômico e social de um município. O setor está fortemente relacionado ao conceito de crescimento e há décadas Londrina se vê imersa no trabalho de mostrar seu potencial a empresários de outras regiões do Brasil e estrangeiros. A existência em Londrina de uma área pensada para receber esse setor produtivo, com infraestrutura adequada e localização que permita fácil escoamento da produção é reivindicação antiga.

A área já existe e as obras até começaram, mas o contrato foi rescindido pela prefeitura com a construtora responsável por descumprimento do cronograma. Agora, a prefeitura de Londrina publicou uma nova licitação de Concorrência Pública para selecionar outra empresa que execute a implantação da Cidade Industrial de Londrina.

Para realizar essa obra, a empresa deverá apresentar uma proposta comercial com valor máximo de R$ 41.986.866,82, junto com documentos que comprovem sua habilitação jurídica mais qualificação técnica e econômico-financeira. A abertura das propostas está programada para 7 de novembro.

O loteamento da Cidade Industrial de Londrina será executado em um terreno com área total de 395.172,58 metros quadrados, situado no prolongamento da avenida Saul Elkind, no Lote 285/289-B e parte do Lote 285/289-A da Gleba Jacutinga.

Os investimentos para a Cidade Industrial são oriundos do governo do Paraná, mediante financiamento com a Paranacidade, mais contrapartida do município. Serão disponibilizados 90 lotes, com metragem de 2 a 6 mil metros.

A empresa contratada por meio dessa licitação deverá executar terraplanagem, pavimentação asfáltica, implantação de meio-fio e sarjeta, sinalização de trânsito, drenagem, iluminação pública, arborização, paisagismo, rede de água e coleta de esgoto, entre outros. A expectativa da prefeitura é assinar o contrato em dezembro e começar o ano de 2023 com as obras em andamento. Iniciada a obra, o prazo máximo de conclusão é de 540 dias.

A indústria gera empregos, movimenta a economia e, como consequência, também promove uma melhoria na qualidade de vida. A comunidade que conta com um bom parque industrial também se destaca no quesito inovação e desenvolvimento tecnológico.

A sonhada Cidade Industrial é um dos fatores que colocarão a indústria londrinense em condição de competitividade com outros polos, trabalhando para que a economia regional cresça mais e gere postos de trabalho e aproveite as janelas de oportunidades que surgirão, pensando no futuro, como a chamada indústria 4.0, aquela caracterizada pelo avanço da automação e da digitalização.

Obrigado por ler a FOLHA!