EDITORIAL: Alegria para as crianças e para os lojistas
Para o Dia das Crianças, os comerciantes londrinenses estão otimistas e esperam aumento de 10% nas vendas
PUBLICAÇÃO
quarta-feira, 04 de outubro de 2023
Para o Dia das Crianças, os comerciantes londrinenses estão otimistas e esperam aumento de 10% nas vendas
Folha de Londrina
As datas comemorativas têm o fator extremamente positivo de potencializar o panorama econômico do comércio e isso vale para qualquer país. No caso do Brasil, o segundo semestre está muito bem servido dessas celebrações e três delas, muito significativas para a vendas, ainda estão para acontecer: Dias das Crianças, Black Friday e Natal.
Para o Dia das Crianças, os comerciantes londrinenses estão otimistas e esperam um aumento de 10% nas vendas em relação ao mesmo período do ano passado. Eles prepararam os estoques e a expectativa do varejo é que o 12 de outubro seja um sinal do que vem pela frente, funcionando como um termômetro para as vendas de Natal.
O entusiasmo dos varejistas encontra respaldo em uma pesquisa de intenção de compra realizada pela Fecomércio-PR (Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Paraná) e pelo Sebrae/PR. Segundo o levantamento, 66,9% dos paranaenses pretendem presentear no Dia das Crianças.
Embora o percentual registrado neste estudo seja menor do que o apontado no ano passado, quando o índice ficou em 74,4%, a intenção de compras observada em 2023 é a terceira maior da série histórica da pesquisa, iniciada em 2016.
O coordenador de Desenvolvimento Empresarial da Fecomércio PR, Rodrigo Schmidt, disse à reportagem da FOLHA que a pesquisa do Dia das Crianças demonstra que dois terços da população paranaense pretendem presentear, voltando os brinquedos a se destacarem com relação aos outros tipos de presentes para o público infanto-juvenil.
A pesquisa revelou ainda que os adultos pretendem gastar (tíquete médio) R$ 144,80 com os presentes das crianças, valor 7,5% abaixo do observado no ano passado e o segundo maior da série histórica
Na lista de preferências revelada pela sondagem, os brinquedos surgem no topo e devem ser a escolha de 69,6% dos consumidores. Roupas e calçados aparecem em segundo, com 28,7% das intenções de compra.
Qualquer que seja a opção para presentear, vale a regra de ouro: pesquisar os preços antes de comprar. Normalmente, durante as datas comemorativas, as lojas disputam a atenção dos clientes, pois o comércio está em alta. Nesse sentido, as promoções e ofertas acabam sendo um chamariz e quem pesquisa acaba levando a melhor.
Obrigado por ler a FOLHA!

