Os tempos difíceis causados pela pandemia da Covid-19 ficaram para trás junto a um dos setores mais afetados pelas restrições sanitárias, o turismo. Hotéis, centros de eventos, viagens, pousadas, restaurantes e toda uma cadeia que permeia esse segmento voltaram a sorrir. E o Paraná é um dos Estados onde a luz apareceu muito mais rápido no fim do túnel.

Dados divulgados pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) demonstraram que o setor de turismo do Paraná teve o segundo maior crescimento do Brasil nos cinco primeiros meses de 2023. Entre janeiro e maio, o Estado acumulou um avanço de 13,6% em relação ao mesmo período do ano passado, ficando atrás apenas de Minas Gerais, que registrou um aumento de 19,7%, e bem acima da média nacional, que foi de 8,4%.

O cenário também é muito positivo quando se compara maio de 2023 e o mesmo mês de 2022, com um aumento de 13,6% e a média nacional ficou em 8,6%. Foi o melhor resultado para o Sul do país, ficando bem à frente de Santa Catarina (6,3%) e Rio Grande do Sul (2,6%).

Neste recorte, Minas Gerais também apresentou o melhor índice, com 17% de aumento no volume de atividades, seguida por Espírito Santo (16,5%), Rio de Janeiro (15%) e Bahia, que praticamente empata com o Paraná com os mesmos 13,6% de variação positiva.

O nosso carro-chefe continua sendo o Parque Nacional do Iguaçu, que bateu recorde de visitação para o mês de maio em 2023, quando mais de 114 mil pessoas de 94 países estiveram no local, atraídos principalmente pelas Cataratas do Iguaçu.

O volume de visitantes no parque foi 45% maior do que em maio de 2022 e superou até mesmo os patamares pré-pandemia, cujo recorde anterior havia sido registrado em 2019, com 108 mil visitantes no mesmo mês. No acumulado do primeiro semestre de 2023, mais de 850 mil pessoas já visitaram o Parque Iguaçu.

Outro destino paranaense que bateu recordes de turistas foi o Parque Vila Velha, nos Campos Gerais. Dados da Unidade de Conservação mostram que o local foi o destino de 5.424 pessoas em maio de 2023, quase o dobro do mesmo mês em 2019, que foi de 2.396 visitantes.

O Paraná também foi a terceira principal “porta de entrada” de turistas estrangeiros no Brasil em 2022, ficando atrás apenas de São Paulo e Rio de Janeiro.

Destacamos o Parque Nacional do Iguaçu e Vila Velha, mas é preciso lembrar a vasta gama de atrativos turísticos espalhados pelo Estado, repleto de belezas naturais, riquezas históricas, artesanato, esportes radicais, gastronomia, festas tradicionais, eventos grandiosos e a hospitalidade típica do paranaense.

Por isso, é extremamente importante que os municípios estejam alinhados com os governos estadual e federal para o desenvolvimento de uma política efetiva, forte e criativa visando o desenvolvimento do turismo no Paraná.

Obrigado por ler a FOLHA!