Toda viagem tem um intuito e a fé é um propósito que move muitas pessoas a saírem de casa e pegarem a estrada. Londrina viverá um momento de grande repercussão religiosa na próxima terça-feira (26). São esperadas cerca de cinco mil pessoas das 16 cidades e 84 paróquias que formam a Arquidiocese de Londrina, entre diáconos, religiosos, seminaristas, lideranças religiosas e fiéis em geral. Eles vêm a Londrina para a realização da Missa dos Santos Óleos, ou Missa do Crisma, no Ginásio de Esportes Moringão, às 19h30.

Desde 2020, quando a pandemia de Covid-19 foi decretada, é o primeiro ano que a celebração volta a acontecer no Moringão. Até então ela vinha sendo realizada na Catedral Metropolitana de Londrina. Mas o ginásio de esportes tem capacidade de receber com conforto um número maior de fiéis.

Nessa missa, o arcebispo dom Geremias Steinmetz consagra o óleo do Crisma e abençoa os óleos dos sacramentos do Batismo e da Unção dos Enfermos que serão utilizados nas paróquias até a Páscoa do ano que vem. Todos os presentes também renovam as professas batismais e os padres e diáconos renovam as promessas que fizeram no dia de sua ordenação.

Também está programado o momento em que as luzes serão apagadas e os presentes acendem velas, deixando o ginásio todo iluminado.

Embora essa bela missa aconteça na terça-feira, a Semana Santa começa antes, com o Domingo de Ramos, que lembra a entrada de Jesus em Jerusalém.

Em Londrina, um outro evento tradicional da Páscoa também tem agenda confirmada. A encenação da Paixão de Cristo, que acontece há mais de 40 anos, terá uma primeira apresentação no domingo (24) em um local que é novidade, o Aterro do Lago Igapó, a partir das 19h30.

Depois, a segunda apresentação volta para o Centro Social Urbano, na Vila Portuguesa, como acontece todos os anos, na Sexta-feira Santa (29), às 20 horas.

São eventos marcantes para a comunidade cristã e importantes para movimentar o comércio e e economia local. São exemplos de como o turismo religioso deve ser olhado com carinho e cuidado pelas autoridades.

O turismo religioso faz bem para as pessoas que desejam fortalecer sua fé e é ótimo para a autoestima de quem vive no local e vê a sua cidade realizar eventos grandiosos.

Obrigado por ler a FOLHA!