Os 23 quilômetros que ligam os distritos de Lerroville e Irerê via PR-445 estão tirando o sono de lideranças políticas e empresariais de Londrina e, certamente, será motivo de preocupação para os moradores da região quando perceberem que o trecho poderá ficar excluído da duplicação dessa que é uma das mais importantes rodovias do Norte do Paraná.

A obra virou impasse e levou o prefeito de Londrina, Marcelo Belinati, os deputados estaduais Tiago Amaral, Tercílio Turini e Cobra Repórter e membros da Comissão de Infraestrutura do Norte do Paraná para uma reunião, na terça-feira (5), em Curitiba, com o secretário estadual de Infraestrutura e Logística, Sandro Alex.

A PR-445, que tem o nome de um pioneiro de Londrina, Celso Garcia Cid, havia sido incluída em projetos de duplicação do Estado, mas a rodovia foi incluída no lote 3 da concessão, com leilão previsto para o primeiro trimestre de 2024, quando será pedagiada. Segundo Sandro Alex, o Estado já não poderia fazer qualquer nova obra agora, conforme orientação do Tribunal de Contas da União.

Mas o secretário garantiu que o governo do Estado buscará uma solução técnica para realizar a duplicação da Celso Garcia Cid entre Lerroville e Irerê, onde as obras ainda não começaram. O trecho da rodovia entre Mauá da Serra e Lerroville já está em andamento.

"Há uma questão técnica que precisa ser superada. Mas nós vamos nos empenhar. Vamos construir junto ao governo e ter uma posição sobre isso nos próximos dias”, afirmou Alex.

Durante a reunião, uma das soluções apontadas foi a criação de um pedágio de manutenção nesse trecho. O governo estadual entregaria a PR-445 duplicada e a concessionária ganhadora faria só a manutenção da rodovia.

À FOLHA, o prefeito de Londrina disse que o encontro foi produtivo e que Estado, prefeitura, deputados, vereadores e a sociedade civil organizada vão trabalhar juntos “para vencer todo e qualquer entrave burocrático” para que a programação inicial das obras da PR-445 seja mantida e o governo possa realizar a duplicação até o final.

Melhorar as condições dos 100 quilômetros da PR-445 é extremamente importante para a segurança viária e para o desenvolvimento social e econômico da região. A estrada, inclusive, era conhecida como "rodovia das cruzes", pois várias dessas figuras, construídas em madeira, eram fincadas às margens da pista para marcar locais onde aconteceram acidentes com mortes.

A duplicação da PR-445 é uma reivindicação histórica do Norte do Estado, esperada há décadas. Ela representa a saída principal de Londrina em direção a Curitiba, unindo as duas cidades mais populosas do Paraná e ligando a região à BR-376, representando grande importância econômica.

Trata-se de uma obra importante, que o governador Ratinho Junior se comprometeu em realizar e necessária para Londrina e região.

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