Depois de dois anos de restrições devido à pandemia da Covid-19, que afetou de forma mais forte o setor de entretenimento e eventos, o ano de 2022 parece ter sido marcado pelo início de uma volta por cima do segmento. Um exemplo dessa retomada é o balanço das ações realizadas pela Prefeitura de Londrina para o Natal. De 17 de novembro a 14 de janeiro, o Natal movimento na cidade nominalmente R$ 1,3 bilhão. Em incremento real, descontando a inflação, a data registrou R$ 577 milhões a mais entre ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) e ISS (Imposto Sobre Serviços) em relação ao mesmo período da celebração anterior, de 2021.

A festa natalina custou R$ 4,9 milhões do dinheiro público, mas o resultado final foi positivo. Segundo o prefeito Marcelo Belinati, o saldo para o cofre do município - com a soma do que foi arrecadado de ISS menos o custo - ficou em cerca de R$ 11 milhões. “Esses recursos são livres e vão para as demandas da cidade. É o asfalto, saúde, ações de segurança, enfim, eles diluem no caixa da prefeitura e são investidos em políticas públicas que já estão em andamento”, explicou.

O Natal foi organizado pelo Codel (Instituto de Desenvolvimento de Londrina), que calculou que aproximadamente um milhão de pessoas visitaram os diversos pontos com decoração, entre eles o Lago Igapó e avenida Saul Elkind.

A indústria de eventos responde por um amplo leque de ações que beneficiam vários setores de trabalhadores, gerando emprego e injetando dinheiro em bares, restaurantes, hotéis, táxi, transporte por aplicativos, ambulantes e comércio em geral. É um setor que beneficia de maneira muito importante pequenos e médios empreendedores. Sem falar na autoestima da população, que sente prazer em visitar novos lugares da sua cidade e enxergá-la de ângulos diferentes. Contemplar a cidade e interagir com ela ajudam a população a ter mais amor e respeito pelo lugar onde vive.

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