EDITORIAL: A democracia se consolida nas urnas
O deputado estadual Tiago Amaral (PSD) e a Professora Maria Tereza (PP), ex-secretária de Educação, foram os mais votados em Londrina
PUBLICAÇÃO
domingo, 06 de outubro de 2024
O deputado estadual Tiago Amaral (PSD) e a Professora Maria Tereza (PP), ex-secretária de Educação, foram os mais votados em Londrina
Folha de Londrina

Concluído o primeiro turno das eleições de 2024, Londrina começa a semana projetando o segundo turno, que terá votação no dia 27 de outubro, colocando na disputa o deputado estadual Tiago Amaral (PSD) e a Professora Maria Tereza (PP), ex-secretária municipal de Educação. Eles foram os dois mais votados no pleito de domingo (6).
Já a disputa para vereadores, em todo o Brasil, foi concluída definitivamente neste domingo. Em Londrina, Deivid Wisley (Republicanos) liderou a lista dos mais votados para a Câmara Municipal do início ao fim da apuração. Ele foi reeleito com mais de 16 mil votos.

O segundo turno acontece apenas em cidades com mais de 200 mil eleitores e, somente nos casos em que nenhum dos candidatos à prefeitura alcançou mais de 50% dos votos válidos no primeiro turno. Em todo o Brasil, 103 municípios, de um total de 5.569 cidades, estavam habilitados a terem segundo turno.
Londrina teve uma eleição pacífica, tranquila, transcorrida com segurança e com poucas ocorrências policiais relevantes. A maioria dos eleitores se dirigiu à sua seção eleitoral, votou sem enfrentar longas filas e retornou à sua casa, trabalho ou lazer.

Em um momento em que os debates políticos se acirram e as paixões afloram, é fundamental destacar e celebrar o sucesso de um pleito que reafirma a maturidade da nossa sociedade e das instituições que nos representam. O único ponto negativo a destacar é o número alto de votos nulos (12.879 - 4,50%) e brancos (17.280 - 6,03%) computados até às 19h05 em Londrina.
O importante é que o eleitor exerceu seu direito de escolha de forma livre, seguro de que sua voz seria ouvida. Tomara que no dia 27 de outubro os londrinenses continuem comprometidos e compreendendo a importância de comparecerem às urnas. O voto é a arma mais poderosa que o cidadão possui para mudar os rumos de sua cidade.
Obrigado por ler a FOLHA!
Leia mais:

