EDITORIAL
Certamente que não está embasada em nenhum levantamento científico a afirmação do governador Jaime Lerner - feita quinta-feira durante solenidade pública em Curitiba - de que os paranaenses têm baixa auto-estima e estão acostumados a reclamar de tudo.
Assim, o chefe do governo coloca toda a população sobre o divã, converte-se em analista e dá o diagnóstico: os paranaenses não gostam de si próprios e padecem do mal da reclamação.
O que parece evidente, ao contrário do resultado da análise governamental, é que os paranaenses reclamam, sim, mas justamente por se auto-estimar e por estimar sobretudo o Paraná. Não pode ter baixa auto-estima um povo que não esmorece ante tantos desmandos, negligências e atos impensados dos governos, e ainda conserva a virtude de reclamar.
Acerta o governador ao afirmar que os paranaenses reclamam, mas erra ao dizer que reclamam de tudo. Eles reclamam apenas do que não consideram justo. Reclamar, então, não é uma manifestação de negativismo (e este foi um termo que o governador empregou, em seu discurso), mas uma demonstração do mais autêntico positivismo.
A mudez e o conformismo, estes sim, são atributos da negatividade e um sinal da ausência de auto-estima. Estivessem os paranaenses em crise existencial, como sugere o governador, e não produziriam uma das maiores safras de grãos de que se tem notícia - e este fato foi também um dos citados no discurso do chefe do governo.
Não fosse elevada a auto-estima da população paranaense o Estado-cidadão não estaria aguentando o tranco, nas mais diversas áreas da atividade produtiva. Teria, isto sim, capitulado se fosse depender de estímulos governamentais.
Quanto mais acesa estiver a chama da auto-estima mais um povo praticará o exercício de reclamar contra o que não lhe serve. Povos que já não têm auto-estima são os que, tangidos pelo domínio de governos tiranos, pela amargura e pelo desencanto, foram perdendo o dom de reclamar e de lutar.
Os governantes esperam a louvação do povo para os seus atos, porque nenhum deles se julga não merecedor. E se o povo não os louva, mas ao contrário, posiciona-se contra, pode ganhar o rótulo de negativista e carente de auto-estima; ou - para citar conhecidas palavras de um governante com carência de louvação - nefelibata cassandro-opiniático...





