O número de casos de Covid-19 voltou a subir em Londrina. Não se trata de um cenário preocupante como anos atrás, mas é o suficiente para que as pessoas liguem a luz amarela de atenção: alguma coisa estão fazendo de errado.

A médica do Núcleo de Epidemiologia do HU (Hospital Universitário) de Londrina, Danielle Ruiz Niyazawa Ferreira, acredita que o afrouxamento dos cuidados básicos, como a higienização das mãos, pode ser uma das explicações que ajudem a explicar o cenário.

Não vacinar-se ou deixar de completar o cronograma vacinal contra o coronavírus também pode ser um dos motivos do aumento no número de casos positivos da doença.

De acordo com o levantamento feito pela Secretaria Municipal de Saúde, enquanto que no mês de agosto foram 75 casos confirmados da doença, em setembro o número de positivados saltou para 635. A maioria não apresenta complicações.

Em entrevista à FOLHA, Ferreira explicou que há cerca de 45 dias o número de casos positivos da infecção viral vêm aumentando. Segundo ela, as positivações nunca zeraram, mas as confirmações estavam em baixos níveis se comparadas a dos períodos mais críticos da pandemia. Entretanto, os casos positivos apresentaram um aumento a partir de setembro no HU, que é o hospital de referência para a Covid-19 para toda a 17ª Regional de Saúde.

Na cidade de Londrina, nos meses de junho e julho, o número médio de confirmações ficou na casa dos 140; já em agosto caiu para 75. Por outro lado, o mês de setembro apresentou um cenário diferente, com 635 confirmações, o que representa um aumento de 846% em relação ao mês anterior. Entre junho e setembro, foram registrados 10 óbitos de pessoas com idades, na maioria das vezes, superiores a 50 anos.

Para o secretário de Saúde de Londrina, apesar da crescente de casos da doença na cidade, o quadro atual não representa um ponto fora da curva. “Isso é muito sazonal, o processo é muito dinâmico. É um vírus que não deixou de circular. É natural que, pelo momento que estamos vivendo, sem nenhuma restrição, isso possa favorecer a circulação um pouco maior em determinados momentos”, declarou.

Ainda assim, o secretário voltou a lembrar que adesão dos moradores de Londrina à doses como a vacina bivalente contra a Covid-19 segue em patamares muito baixos. “Essa é a melhor ferramenta para enfrentar qualquer eventual aumento de casos", frisou.

Com o fim de ano se aproximando e trazendo as festas natalinas e as férias, o melhor a fazer é relembrar as formas básicas de prevenção, como higiene das mãos, arejar os ambientes e colocar em dia a vacinação.

Obrigado por ler a FOLHA!