Após mais um ano desafiador, entramos naquele período em que as reflexões se tornam obrigatórias. Não se chega ao final de 2021 da mesma maneira como o começamos, naquele 1º de janeiro. Se 2020 entrou para a história como o ano de um extremo choque de realidade com o acirramento da pandemia de Covid-19, este ano for marcado pela esperança da chegada da vacina e de tudo aquilo que o imunizante desenvolvido em tempo recorde contra o Sars-CoV2 fez aflorar, como o negacionismo e a descrédito para com a ciência.

Imagem ilustrativa da imagem EDITORIAL - Uma festa com o propósito de melhorar homens e mulheres
| Foto: iStock

0 Natal 2021 é de longe mais feliz do que o anterior. Mesmo com o Brasil passando de 600 mil mortes pela Covid-19 , com o índice de desemprego nas alturas e a população empobrecendo de maneira assustadora, há motivos comemorar. Vamos ressaltar pelo menos um motivo: estamos vivos.

Falar em reflexão neste Natal é dar uma chance para a sociedade melhorar. O que aprendemos em 2021 deve ser a principal pergunta a se fazer neste momento de redescoberta do prazer dos encontros familiares. Que erros não podemos repetir em 2022 é a outra daquelas perguntas que "vale um milhão".

Nesta edição especial, a FOLHA buscou líderes religiosos de diversas denominações presentes em Londrina. Na pluralidade das crenças, uma mostra de que as diferenças se completam e ensinam. Em cada forma de viver e celebrar este tempo a mesma essência, baseada no amor, no respeito e na busca por ser uma pessoa melhor.

É impossível não perceber que o Natal se transformou em uma festa que mistura muitas tradições de origens diferentes. Característica belíssima principalmente em um país multicultural, como o Brasil. Mas há sempre o consumismo desenfreado à espreita, mobilizando as pessoas com as compras de última hora e aquela histeria coletiva que leva cidadãos comuns a discutirem por uma vaga de estacionamento em shoppings e supermercados.

Que o brilho artificial dos piscas-piscas não ofusque o sentido principal do Natal, que é o nascimento de Jesus. Lideranças religiosas também foram convidadas a dizer qual a "palavra-chave" que o Natal deve representar na vida das pessoas neste momento em que a humanidade passa por essa grande lição de vida. Resiliência, transformação, esperança, respeito. Para cada um o Natal tem um propósito. E para você, qual o significado do Natal?

A FOLHA deseja a todos um feliz e esperançoso Natal!