EDITORIAL - Tsunami tecnológico
PUBLICAÇÃO
segunda-feira, 23 de janeiro de 2023
Folha de Londrina
A tecnologia transforma rapidamente o mercado de trabalho. Com o avanço de áreas como inteligência artificial, automação, robótica, muitas oportunidades se abrem fora do campo das profissões tradicionais. A Folha publica nesta edição pesquisa da plataforma LinkedIn, com as 25 profissões em alta no país. A lista é dominada pelo campo tecnológico
Analisando vagas como especialista em cibersegurança, analista de sistemas, engenheiro de qualidade de software, e outras relacionadas, é possível enxergar uma ruptura com o modelo de trabalho predominante no século passado, que se estendia até as primeiras décadas deste século.
É impossível pensar em um profissional apto para trabalhar neste novo mundo corporativo que não tenha em seu currículo, noções de ciência de dados, inteligência artificial, blockchain e computação em nuvem. São campos que exigem uma flexibilização, uma capacidade de dominar novas habilidades com rapidez.
Isso não quer dizer que haverá uma homogeneização do pensamento, e que todos deverão ter sua formação voltada às carreiras tecnológicas. As habilidades de pensamento crítico, resolução de problemas, comunicação, trabalho em equipe e habilidades interpessoais também serão muito importantes. Porém, o profissional do futuro, inevitavelmente, será diretamente afetado por todas estas transformações tecnológicas.
Diante deste cenário, é extremamente importante investimentos na formação dos jovens, para que eles estejam prontos para encarar essa revolução digital. Só com investimento pesado em pesquisa, o Brasil poderá galgar um desenvolvimento que consiga fazer frente a outros países e se tornar competitivo.
Ao se analisar o desenvolvimento por recortes geográficos, mais do que nunca as condições de infraestrutura e tecnologia serão determinantes. Em Londrina, por exemplo, a faixa de banda larga do 5G teve a habilitação liberada em dezembro do ano passado, mas nenhuma das operadoras tem previsão de disponibilizar o serviço. Ser uma das poucas cidades do interior do país com o 5G ativo e largar na frente seria um diferencial e tanto na busca pela atração de empresas.
As cidades com conexões 5G terão serviços melhorados, como melhor desempenho de redes, maior segurança e qualidade de serviço. Londrina possui um importante ecossistema de startups e possui empresas de referência na área de tecnologia. No entanto, é preciso sempre pensar grande e beber a água limpa de toda essa fonte incrível de possibilidades que surge no horizonte.
Obrigado por ler a FOLHA!

