O Paraná tem sofrido nos últimos meses com diversas ocorrências climáticas que têm provocado transtornos para a população e prejuízos econômicos. Primeiro, houve um longo período de estiagem. Agora, muita chuva é registrada. Há pelo menos três anos, os paranaenses se veem às voltas com as adversidades climáticas. Os casos mais impactantes registrados recentemente ocorreram no Norte Pioneiro.

As fortes chuvas assustaram moradores e deixaram um rastro de destruição nas últimas semanas. Exemplos recentes são as ocorrências de cheias no Norte Pioneiro. Na quinta-feira (9), o prefeito de Bandeirantes, Jaelson Matta (PODE), declarou situação de emergência no município, confirmada pelo governo do Estado por meio de um decreto assinado pelo governador em exercício, Darci Piana. E no domingo (12) voltou a chover forte.

Ele também tentará o reconhecimento da situação junto ao governo federal. Com esses reconhecimentos, a prefeitura poderá requisitar recursos para a recomposição das perdas.

A zona rural foi atingida por uma chuva de 150 milímetros na madrugada do dia 5 de março. A grande precipitação registrada na zona rural do município, em um curto período de tempo, causou o transbordamento de uma barragem.

A grande quantidade de água atingiu a área urbana. Moradores registraram o nível do Rio das Antas, acima do normal, encobrindo ruas e invadindo casas. Vídeos gravados pelos próprios moradores registraram a enxurrada invadindo dezenas de residências e levando até carros. Moradores de algumas localidades ficaram ilhados.

Depois de o volume de água dos córregos abaixar, um caminhão-pipa foi usado para auxiliar a tirar a lama dos imóveis e tratores foram recolhendo móveis que acabaram sendo reduzidos a lixo.

Mais de 2 mil pessoas haviam sido afetadas pelo temporal e dez casas foram totalmente interditadas por problemas estruturais. Já a chuva torrencial que atingiu Bandeirantes durante a madrugada deste domingo (12) somou mais de 150 milímetros.

De acordo com a Defesa Civil da cidade, 2.410 pessoas foram atingidas e 260 estão desalojadas. As pessoas retiradas de casa foram levadas para dois abrigos em escolas municipais. Não houve registro de desabrigados, de feridos e nem mortes.

Pelo menos 35 famílias do bairro Cabiúna, na zona rural de Bandeirantes, estão totalmente isoladas em razão das fortes chuvas que atingiram o município nos últimos dias. "Temos seis saídas daqui, mas por nenhuma é possível passar. Uma ponte está totalmente interditada e a outra está desbarrancando. As estradas tem valetas de um metro que nem trator consegue passar. Em caso de uma emergência, não conseguimos sair", contou a produtora rural Gislene Masson Bartelli, que mora há 11 anos na localidade.

No final de fevereiro, as fortes chuvas obrigaram mais de 15 famílias da comunidade Pedreira, em Jacarezinho, a deixarem suas casas. Esse temporal foi o caso mais recente e mais grave, mas há vários meses o município vem sofrendo com as chuvas intensas. As cheias já provocaram a queda de mais de 20 pontes.

A recorrência dos casos mostra que o poder público tem que estar preparado para atender a população, uma vez que o risco de temporais está cada mais presente na rotina dos paranaenses.

Obrigado por ler a FOLHA!