Estresse e ansiedade. Todo o esforço de um ano deságua em um momento: a divulgação dos aprovados no concurso vestibular. A lista dos próximos calouros da UEL (Universidade Estadual de Londrina) foi divulgada às 12 horas de segunda-feira (5) e como acontece há vários anos, a Folha de Londrina tem participação importante nesse momento. Por meio de uma parceria com a Cops (Coordenadoria de Processos Seletivos) da universidade, o jornal prepara um caderno especial com a lista dos nomes dos 2.534 aprovados.

Neste ano de 2021, devido à pandemia do novo coronavírus, não houve o tradicional evento envolvendo escolas, shows musicais, estudantes e comunidade. Mas o caderno especial da FOLHA foi entregue nas escolas parceiras do projeto e na edição desta terça-feira, a publicação chega aos nossos leitores.

O concurso de 2020/2021 teve uma dose extra de angústia. Por conta da Covid-19, o vestibular, que seria em 14 de março de 2021 foi adiado para 30 de maio. Outra adaptação imposta pela doença foi a mudança das tradicionais duas fases para uma única fase. Dos quase 27,5 mil inscritos, 42% desistiram de fazer a prova.

Normalmente, quando se trata de preparação para o vestibular, estamos falando em superar grandes desafios, seja do aspecto mental, emocional e físico. É preciso saber dosar estudo e períodos de descanso, preocupar-se com boa alimentação, convivência com amigos e família, além de equilibrar sono, lazer e esforço intelectual.

O vestibular é uma grande experiência de vida, mas é claro que não é a única. Sabemos que não é fácil ser aprovado em um concurso vestibular e não parece justo que o caminho seja tão estreito. Basta olhar para medicina, curso que tem concorrência altíssima e o desempenho nas provas quase tem que ser perfeito.

Quando se analisa sobre esse prisma da alta concorrência não é possível fugir da questão: são justos os exames vestibulares? Eis um tema que há décadas se discute e há muito ainda o que debater. Mais isso é assunto para outro editorial. Hoje, que os aprovados possam comemorar a aprovação em uma das melhores universidades públicas do país.

A FOLHA parabeniza os novos calouros da UEL!