O candidato eleito para assumir os próximos quatro anos à frente da prefeitura de Londrina terá grandes desafios levando em consideração o saldo negativo que a pandemia do novo coronavírus deixará nas cidades, principalmente as grandes e médias. Desemprego, economia fragilizada com fechamento de pontos comerciais, setores de serviço e eventos parados são algumas das heranças de 2020. O próximo chefe do executivo vai precisar encarar esses problemas e ter atitude para resolvê-los.

No último fim de semana a Folha de Londrina lançou a primeira de uma série de reportagens mostrando opiniões de especialistas sobre o que esperar do prefeito que assumirá o cargo no quadriênio 2021/2024.

A primeira reportagem tratou de uma área emblemática, a política de planejamento urbano. Quais características a cidade terá até o seu centenário, em 2034? Eis uma importante pergunta que deve ser feita pela nova administração municipal e pela sociedade também.

Ao completar 100 anos, qual será o tamanho de Londrina? Um dos especialistas ouvidos pela FOLHA defende uma cidade mais compacta e densa. O urbanista e professor da UEL (Universidade Estadual de Londrina) José Luis Faraco disse à reportagem que as cidades com essas características reduzem o custo público de manutenção e melhoram as receitas do município. Também otimizam o uso dos equipamentos urbanos e comunitários e valorizam o espaço edificado, melhorando as condições para diversificação e distribuição das atividades econômicas no território urbano. Tudo isso favorece a vitalidade dos espaços, diminuindo as chances de territórios estagnados e decadentes”, esclarece.

A reportagem abordou também a questão da industrialização e os entrevistados reforçaram a necessidade de novas áreas para instalação das empresas. A futura Cidade Industrial deve acomodar plantas menores, mas é preciso pensar em grandes terrenos para as indústrias maiores. Há uma tendência de oferecer áreas às margens do novo trecho duplicado da PR-445, na região sul. Mas todo essa reflexão passa por uma etapa importante que ainda tramita na Câmara, a aprovação do Plano Diretor.

São muitas as demandas geradas em um município para serem solucionadas pelo prefeito. Buraco em asfalto, bueiro entupido, falta de vagas em creches, fila nos postos de saúde, entre outras. Muitas vezes essas cobranças são feitas há décadas e o prefeito eleito vai herdar uma omissão de anos de seus antecessores. Daí a necessidade de conhecer o plano de governo dos candidatos para identificar aqueles cujos compromissos vão ao encontro das suas expectativas.

Por isso, a eleição para prefeitos e vereadores é tão importante. O executivo e o legislativo municipal são as esferas dos poderes que têm impacto direto na vida do cidadão. As cidades ganham muito quando os eleitos têm um projeto de trabalho alinhado com as necessidades do município. Nesse sentido, é sempre bom ressaltar a importância do voto consciente de todos os eleitores.

Obrigado por ler a FOLHA!