Qual deverá ser o papel do turismo rural na retomada do setor de viagens e hospedagens pós-pandemia? Essa é uma das questões que profissionais e analistas do setor envolvido com o desenvolvimento dos municípios que vivem da agricultura e pecuária se perguntam, além de tentar entender porque o turismo rural ainda não se desenvolveu em todas as suas potencialidades em estados fortes no agronegócio, como o Paraná.

No último fim de semana (10 e 11 de abril), a Folha de Londrina abordou o tema em sua editoria Rural, informando sobre congressos que serão realizados em novembro deste ano sobre o assunto. Eles estão sendo organizados pelo departamento de Geografia da Universidade Estadual de Londrina.

Muito importante buscar debater rumos e soluções para incrementar o turismo rural no Paraná. Nós temos as paisagens maravilhosas e o delicioso ambiente de ruralidade. Mas são necessárias várias ações, como formar o turista para valorizar e respeitar esse ambiente. Conhecer essas maravilhas e não quebrar esses encantos é algo a ser despertado na sociedade.

Há pelo menos quatro décadas se fala em turismo rural, um setor em desenvolvimento aqui no Brasil. É buscado principalmente por pessoas que desejam ter um contato com a natureza e o modo de vida dos homens e mulheres que vivem no campo.

As vantagens de valorizar essa atividade são muitas, como dar mais uma forma de renda para os pequenos e médios agricultores, evitar o êxodo rural e ajudar no desenvolvimento sustentável dos municípios ligados à agricultura. É também uma forma de revitalizar e dinamizar muitas atividades ligadas ao setor, como o artesanato, esportes de aventuras, gastronomia.

Assim, é urgente que o poder público e profissionais do setor busquem respostas para as necessidades de quem precisa se profissionalizar melhor e criar condições para atrair mais pessoas e investimentos. Lembrando ainda, que incentivando o turismo rural ajuda-se a fortalecer uma identidade regional e a valorização da história das comunidades.

O turismo rural ainda não é, mas pode se tornar um novo nicho de mercado para o homem do campo e um dos principais destinos do brasileiro. Sim, temos praias maravilhosas. Mas não é apenas no Litoral que encontramos programas interessantes ao ar livre ou lugares para lazer e descanso.

A FOLHA gradece a preferência!