Puxados por comércio e serviços, os dados do Novo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), divulgados nesta quarta-feira (26), dão um tom de otimismo à cidade que já está entrando no clima mais importante para esse setor de vendas, o das festas natalinas.

Segundo a pesquisa, o saldo positivo em Londrina foi de 1.153 empregos em setembro, resultado de 8.404 admissões e 7.251 desligamentos no período. É o melhor resultado do ano, um avanço de 0.74% em relação ao mês anterior, que até então era considerado o maior saldo de 2022. No acumulado do ano, Londrina registra 6.607 vagas, sendo 72.562 contratações e 65.955 demissões.

O comércio foi o grande responsável por fazer com que a cidade batesse mais um recorde de saldo de empregos. O setor fechou o mês com saldo de 483 vagas, seguido pelos serviços (347); construção (186); indústria (131); e agropecuária (6).

As boas novas não se restringem a Londrina. Outros municípios da região também apresentaram saldos positivos de emprego no mês passado, com exceção de Ibiporã, onde o resultado de admissões e desligamentos ficou negativo em 58 vagas. Em Rolândia, foram 270 vagas, Cambé,189; e Arapongas, 157.

O Nupea (Núcleo de Pesquisas Econômicas Aplicadas) da UTFPR (Universidade Tecnológica Federal do Paraná), campus Londrina, que divulga acompanhamento mensal da evolução do emprego na Região Metropolitana, aponta saldo de 1.711 vagas em setembro e de 10.105 vagas no acumulado do ano nos cinco municípios analisados.

O Paraná abriu 12.920 novas vagas de emprego com carteira assinada em setembro. Os dados do Ministério do Trabalho consolidam o Estado como o que mais gerou empregos na região Sul em 2022. Foram 136.816 novos postos de trabalho formais entre janeiro e setembro, o quarto melhor resultado do País.

Sabemos que o que mais preocupa as famílias brasileiras é a possibilidade de um pai ou mãe perder o emprego e demorar para se recolocar no mercado. É uma situação que impacta no bem-estar social daquele núcleo. E em grande escala, o desemprego abala a economia e a estrutura produtiva de um país.

O crescimento do emprego formal é sempre um índice festejado porque, em qualquer país, ele é considerado uma âncora da recuperação econômica. O cenário que vem se desenrolando nos últimos meses traz uma melhora de perspectiva e o homem e a mulher que dependem do emprego para estudar e manter a sua família fica mais otimista.

Obrigado por ler a FOLHA!