12 de outubro é consagrado a Nossa Senhora Aparecida, Padroeira do Brasil. Seu santuário, em Aparecida do Norte (SP), mobiliza milhares de fiéis em todo País, além de atrair visitantes até do exterior.

Este ano não foi diferente. Estima-se que o Santuário Nacional tenha recebido cerca de 120 mil fiéis nesta terça-feira (12), o maior público desde que foi fechado por causa da pandemia em 2020. Em 2019, o Santuário recebeu cerca de 162 mil pessoas.

Em outras cidades do Brasil, não foi diferente. Em Londrina, o Santuário de Nossa Senhora Aparecida, na Vila Nova, teve grande movimento desde as missas da manhã, durante o dia calcula-se que 30 mil pessoas passaram pelo local para celebrar a santa, fazer pedidos e agradecer o que já foi atendido.

Em Aparecida do Norte, no interior de São Paulo, o movimento dos romeiros começou dias antes da data religiosa. Um fluxo que não se via desde 2019 tomou conta das estradas. Nas conversas, segundo jornais da grande imprensa, romeiros não se furtaram a fazer pedidos pelo Brasil, lembrando especialmente o ano eleitoral. Um dos fiéis sugeriu que os políticos que vão ao santuário utilizem os mesmos meios que eles: "Para entender as necessidades do povo, os políticos teriam que caminhar com a gente. Ver como as pessoas sofrem e pedem tão pouco. Mas eles chegam de helicóptero na Basílica só para pedir voto. É para perder a fé na política de uma vez por todas," disse um deles que percorreu 170 km a pé desde Itaquera (SP).

O arcebispo de Aparecida, Dom Orlando Brandes, afirmou, sem citar nomes, que o Brasil precisa vencer o “dragão do ódio, o dragão da mentira, o da fome e o do desemprego”. Já a CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil), disse em nota que a manipulação religiosa “desvirtua valores do Evangelho e tira o foco dos reais problemas que precisam ser debatidos e enfrentados no País”.

Muitos fiéis, alheios à motivação que leva políticos ao Santuário, foram simplesmente pedir pela saúde dos filhos, por empregos ou melhoria de vida, valores que não podem se perder nem mesmo num ano eleitoral e numa data às vésperas do pleito.

Muitos também foram agradecer as mesmas coisas: a recuperação da saúde e a conquista de empregos, dois desejos que, sobretudo depois da pandemia, estão entre as coisas mais valorizadas pelos que perderam entes queridos ou foram demitidos. Esses, independentemente da política ou dos políticos, apelam para o olhar benevolente da Santa conservando a fé e a esperança

Desde 1917 - quando a pequena imagem de terracota de Nossa Senhora Aparecida foi encontrada pelos pescadores Domingos Garcia, João Alves e Filipe Pedroso no rio Paraíba do Sul - o número de devotos só tem aumentado. A fé que guia os milhares de peregrinos que, mais uma vez, sob sol ou chuva percorreram quilômetros até o Santuário mais celebrado do Brasil continua inabalável. Eles acreditam que a Santa, pela própria história da aparição, nunca deixou de atender sobretudo os mais humildes, como aqueles três pescadores.

Obrigada por ler a FOLHA!