Um bom termômetro para a retomada da economia, principalmente no setor de turismo, é a movimentação de passageiros nos aeroportos. O terceiro boletim de Dados Turísticos, da Secretaria do Turismo do Paraná, divulgado esta semana, apontou que os terminais do Estado registraram o maior crescimento de passageiros no país em 2022, ano da retomada do setor após o período crítico da pandemia da Covid-19.

Os aeroportos do Estado tiveram 58% de aumento da movimentação, na frente do Rio de Janeiro (49%), São Paulo (47%), Minas Gerais (41%), e Distrito Federal (18%). Os aeroportos de Curitiba, Foz do Iguaçu, Londrina, Maringá e Cascavel foram responsáveis por 98,8% do fluxo total de embarques no Paraná em 2022.

O terminal de Londrina teve quase 60% de crescimento, atrás apenas de Foz do Iguaçu, com 62%. Cascavel (59,2%), São José dos Pinhais (56,8%) e Maringá (34%) aparecem na sequência.

Ao se levar em conta a situação dramática que viveu o setor em 2020 e 2021, com as restrições sanitárias, a notícia certamente é motivo de comemoração. Além do turismo, o tráfego aeroportuário de passageiros reflete em outros segmentos da economia.

Em números absolutos, o Paraná se posiciona como o 7º Estado com maior fluxo aéreo do país, sendo Curitiba o 12º destino nacional com maior fluxo. O secretário do Turismo, Marcio Nunes, diz que o Paraná está praticamente empatado com Pernambuco e Bahia.

“Tradicionalmente ficávamos muito distantes destes dois estados. Com a criação da Secretaria do Turismo, nossa missão é mostrar os destinos paranaenses para todo o país e o mundo com mais ênfase, aumentando esse fluxo em nossos aeroportos”, diz Nunes.

Para acompanhar esse crescimento, os investimentos são fundamentais. A concessionária CCR, que administra o aeroporto de Londrina, afirma que as obras de revitalização no terminal começam este ano, com previsão de conclusão em 2024.

“A primeira etapa deste processo, que consiste no levantamento de documentação e licenças para que a obra ocorra em sintonia com a legislação vigente, está sendo concluída e, em breve, a empresa terá a satisfação de comunicar à sociedade londrinense o início efetivo dos trabalhos”, informou a empresa.

O Grupo Folha de Londrina entende que o Aeroporto de Londrina é peça fundamental para promover o desenvolvimento regional.

Obrigado por ler a FOLHA!