O Paraná enfrenta um desafio para aumentar sua competitividade no cenário nacional: a necessidade urgente de avançar em infraestrutura e logística, especialmente no setor rodoviário. Desde 2021, quando a cobrança de pedágio foi suspensa, a maioria das rodovias tem recebido apenas manutenções. Representantes do setor produtivo ressaltam que esse atraso compromete a qualidade das estradas e impacta diretamente na economia, gerando custos logísticos elevados, como atrasos no transporte de cargas para o Porto de Paranaguá, prejudicando a pontualidade nas exportações e dificultando a instalação de novas empresas.

A falta de uma infraestrutura rodoviária robusta é um dos principais gargalos para um maior crescimento econômico do estado. A Fiep (Federação das Indústrias do Estado do Paraná) alerta que, sem rodovia bem conservada, o Paraná perde competitividade, especialmente em comparação com estados como São Paulo, que possui mais de 25 concessões de rodovias, garantindo uma infraestrutura superior. O setor destaca ainda que o aumento nos custos de transporte, provocado pela precariedade das estradas, representa um obstáculo para a produtividade das empresas e desmotiva novos investimentos industriais.

A solução para essa crise passa pela retomada das concessões rodoviárias, mas, para que o Paraná acelere o ritmo de desenvolvimento, a nova concessão precisa ser mais eficiente que a anterior, evitando os erros do passado. O modelo de pedágio que vigorou por mais de duas décadas no Paraná é considerado um modelo a não ser seguido, por terminar com muitas obras inconclusas e investigações de corrupção.

Dos seis lotes do Novo Anel de Integração do Paraná, dois já foram leiloados e já estão sob a responsabilidade das novas concessionárias. O lote 1, na região central e metropolitana de Curitiba, e lote 2, que inclui o Norte Pioneiro, Campos Gerais e o Litoral. Nesta quinta-feira, ocorre o leilão do lote 3, que inclui trechos de rodovias da região de Londrina. Ainda este ano, na quinta-feira seguinte (19), será a vez do pregão do lote 6, com trechos de rodovias do Sudoeste do Estado.

O paranaense espera tarifas com preços justos que garantam investimentos em duplicações e melhorias e manutenção contínua das estradas. Para isso é preciso uma fiscalização rigorosa para garantir que as obras realmente aconteçam no prazo e com qualidade. A infraestrutura rodoviária é fundamental para o crescimento e o desenvolvimento econômico de qualquer estado, e o Paraná não pode perder mais tempo.

Obrigado por ler a FOLHA!