O acesso ao ensino superior abre uma importante porta para melhores oportunidades de trabalho, de condição social e de desenvolvimento do País. Ao exercerem o papel de ensino, extensão e pesquisa, as universidades e faculdades mudam a vida da comunidade onde estão inseridas. No Brasil, elas contribuem ainda para a reduzir as desigualdades a partir da sua capacidade de gerar mobilidade social.

Imagem ilustrativa da imagem EDITORIAL - FOLHA traz conteúdo para ajudar na preparação para o vestibular da UEL
| Foto: Roberto Custódio

O sonho de ser admitido em uma graduação não é só dos estudantes que terminaram o ensino médio. É também de suas famílias. Desde 2020 a Folha de Londrina, em parceria com o Colégio Marista, procura contribuir com os jovens e adultos que desejam ingressar no ensino superior, com dois importantes projetos: Folha Enem e Folha Vest.

O Folha Enem se encerrou às vésperas do Exame Nacional do Ensino Médio, que foi realizado no final de novembro, mas a FOLHA e o Marista não descansam. Nesta segunda-feira (6) inicia-se a publicação dos conteúdos visando ajudar na preparação dos candidatos à prova da UEL (Universidade Estadual de Londrina), que acontecerá em 6 de março de 2022.

Deste 6 de dezembro até o início de março, às segundas-feiras, a Folha de Londrina publica conteúdo com dicas sobre as disciplinas, métodos do estudo, como se preparar melhor mantendo o equilíbrio emocional, entre outros temas. Em janeiro e fevereiro também voltam os simulados semanais com questões selecionadas pelos professores do Marista para que os estudantes possam treinar seus conhecimentos e aprender um pouco mais.

Como acontece no Folha Enem, os conteúdos do Folha Vest ficarão liberados no site da FOLHA, pois sabemos que se trata de uma importante prestação de serviço à comunidade.

Nesta edição inicial, o jornal traz uma explicação sobre a diferença entre os conceitos do Enem e dos vestibulares. Com especificidades e cobranças diferentes, esses exames têm por objetivo verificar se o aluno está apto a cursar os mais diversos cursos de graduação ofertados.

Organizado anualmente pelo Ministério da Educação (MEC) e realizado em dois dias, o Enem é composto por 180 questões divididas em quatro áreas do conhecimento e uma redação. “O Enem é uma prova cuja correção e avaliação se faz por meio da teoria de resposta ao item que precisa haver uma coerência pedagógica nas respostas dos alunos, uma vez que as habilidades cobradas na prova estão inter-relacionadas”, explica o professor Nilson Douglas Castilho, do Colégio Marista de Londrina.

Já os vestibulares podem ser divididos ou aplicados em uma única fase, em sua maioria com questões, cuja quantidade varia, e a redação. “Um vestibular como o da UEL, por exemplo, trabalha com a correção clássica de testes e os conteúdos cobrados são apresentados de forma mais tradicional, oscilando entre a necessidade de articulação e de memorização dos saberes”, pontua Nilson.

O Folha Vest desta segunda-feira também traz um conteúdo sobre mentalidade de crescimento, ou growth mindset, um conceito criado há mais de 30 anos e que pode ajudar a entender as diferentes características dos estudantes, auxiliando-os a melhorarem o desenvolvimento nos estudos.

Acompanhe o Folha Vest e boa sorte!