Três importantes eventos que se aproximam neste fim de ano prometem impulsionar as vendas no comércio, setor fundamental na retomada da economia brasileira.

Além da Black Friday e do Natal, o calendário também contempla a Copa do Mundo. Tradicionalmente disputada entre os meses de junho e julho, a competição foi transferida para o final do ano em razão das altas temperaturas no Catar durante o verão no hemisfério norte.

A expectativa da ABV (Associação Brasileira de Varejo) é de que as vendas com a celebração da Copa do Mundo cresçam 12% e injetem mais de R$ 20 bilhões na economia nacional.

Alguns empresários, no entanto, estimam crescimento ainda maior, podendo chegar a 20% ante o mesmo período do ano passado.

Alguns dos setores mais beneficiados, como o de alimentos, bares, restaurantes e supermercados, aguardam ansiosos pelo início da disputa. Pesquisa realizada pela Meta Foresight – divisão de pesquisas e insights da empresa controladora do Facebook, Instagram, WhatsApp e Messenger – apontou que 84% dos brasileiros irão acompanhar o torneio e 78% do público pretende se reunir com amigos ou familiares.

O setor de serviços voltado à alimentação e entretenimento também comemora. No clima da Copa, os bares e restaurantes também já projetam incrementar as atrações durante o Mundial. O sindicato da categoria orienta os estabelecimentos a explorar também as comunidades de descendentes de imigrantes, para irem além dos jogos do Brasil.

Em relação ao Natal, pesquisa recente divulgada pela Acil (Associação Comercial e Industrial de Londrina), mostrou que o comerciante londrinense espera crescimento de 15,6% nas vendas, na comparação com o ano passado.

Com investimento pesado, a prefeitura pretende repetir e até superar os números do Natal do ano passado. A lógica da administração municipal é que o montante investido retorna para a cidade com a atração de turistas, uma vez que a cidade se torna referência para todo o Estado nas comemorações.e 10% acham que vão vender menos. Apenas 17% não fizeram estimativas.

Por fim, a expectativa de aumento nas vendas para a Black Friday é de 9,4% em Londrina. A data que chegou ao país em clima de desconfiança começa a se consolidar, com boas oportunidades de compra e descontos.

Depois do estrago causado pela pandemia, o fim de ano turbinado será muito bem-vindo.

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