Mais de 13 mil estudantes. Cinquenta e dois cursos de graduação. Uma instituição de ensino reconhecida em todo o país. E agora, depois de muita expectativa, o sinal verde para o retorno.

Imagem ilustrativa da imagem EDITORIAL - Expectativa para o retorno à UEL
| Foto: Roberto Custódio

O setor da educação foi um dos mais prejudicados com a pandemia do novo coronavírus no Brasil. A Universidade Estadual de Londrina, por exemplo, definiu só agora a esperada data para volta dos alunos ao ensino presencial.

Aulas presenciais na UEL retornam dia 24 de janeiro

De acordo com a Prograd (Pró-Reitoria de Graduação), a retomada será marcada por todos os cuidados sanitários possíveis. Segundo a titular do órgão, Marta Favaro, um plano minucioso é preparado há vários meses.

Esse planejamento, elaborado com a colaboração de colegiados de cursos, direções de centros e chefias de departamentos, tem o objetivo de garantir a organização de planos de aulas e, principalmente, dos espaços físicos junto no campus.

A expectativa é que a volta às aulas presenciais movimente Londrina. Muitos dos universitários veem de outras cidades paranaenses e de outros estados. Na cidade, de novo, voltarão a consumir produtos e serviços por aqui. Uma ótima notícia.

Por conta da suspensão das aulas presenciais no período de março a junho de 2020, o calendário letivo do ano passado da UEL teve uma recomposição até julho deste ano. Ou seja, o ano letivo de 2021 começou agora, no mês de agosto, e terá o encerramento do primeiro semestre em 16 de dezembro. O segundo semestre, então, terá início em 24 de janeiro de 2022. Já os candidatos aprovados no Vestibular 2022 iniciarão o ano letivo a partir de agosto do ano que vem.

A prova que proporciona acesso ao ensino da UEL também foi afetada pela pandemia. O prazo de inscrição para a prova foi prorrogado para 22 de novembro. De acordo com a Cops (Coordenadoria de Processos Seletivos), o objetivo da medida é facilitar o pagamento do valor da taxa de R$ 140, que pesa no orçamento de muitas famílias, ainda mais no momento de crise econômica enfrentada pelo país.

Como no ano passado, o próximo vestibular será realizado em fase única, no dia 6 de março de 2022. São ofertadas 2.509 vagas, mais 616 pelo Sisu (Sistema de Seleção Unificada), totalizando 3.125. Vagas que representam o sonho de um futuro cheio de realizações profissionais para milhares de estudantes.

Obrigado por ler a FOLHA!

Receba nossas notícias direto no seu celular! Envie também suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link wa.me/message/6WMTNSJARGMLL1.