O crescimento de uma das regiões mais valorizadas de Londrina, a Gleba Palhano, trouxe também um intenso aumento do fluxo de veículos para o bairro da zona sul. Uma consequência direta, além dos congestionamentos nos horários de pico, é a dificuldade para encontrar vagas para estacionar, especialmente na avenida Ayrton Senna e nas imediações.

Para tentar amenizar o problema, a prefeitura está recorrendo agora a uma ferramenta que já funciona há muito tempo no centro da cidade. A saída encontrada foi expandir a Zona Azul para a Ayrton Senna. São 140 vagas no trecho que vai da rua Bento Munhoz da Rocha Neto até a avenida Madre Leônia Milito. O período máximo de estacionamento será de duas horas.

Os totens já foram instalados, assim como as placas de sinalização indicando o serviço. O planejamento é para que nesta semana seja feito um trabalho de conscientização e a partir de terça-feira (2) da próxima semana haja a multa para o estacionamento irregular.

A hora da Zona Azul custa R$ 2,50. O usuário do sistema tem três formas de efetuar o pagamento: nos parquímetros, diretamente aos agentes ou por meio do aplicativo “Estacione Legal”. Já a multa para quem desrespeita o estacionamento rotativo é salgada: R$ 195,23, uma vez que este tipo de infração é considerado grave.

A medida era uma reivindicação antiga de quem mora ou trabalha na Gleba. O número de escritórios e clínicas médicas aumentou bastante na área, e quem precisa ir à região sofre com a dificuldade para estacionar.

Também passam a funcionar mais 60 vagas de Zona Azul na avenida Duque de Caxias, na área central, entre as ruas Raposo Tavares e Borba Gato. A permanência máxima neste trecho será de quatro horas.

De acordo com a Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização, também está sendo analisada a possibilidade de levar a Zona Azul para a rua Ernâni Lacerda de Athayde, na Gleba Palhano.

Londrina conta hoje com cerca de 2.570 vagas de estacionamento rotativo na área central, avenida Bandeirante, Centro Cívico e Duque de Caxias. E com uma grande frota, a Zona Azul parece ser uma das principais ferramentas para garantir alguma rotatividade nas vagas de estacionamento nas ruas e avenidas de Londrina. Ainda que o custo seja alvo de queixas dos motoristas.

Obrigado por ler a FOLHA!