Imagem ilustrativa da imagem EDITORIAL - Espalhar notícia falsa é crime
| Foto: iStock

Diariamente, surgem postagens de fake news envolvendo os mais variados assuntos e sempre que possível a Folha de Londrina cumpre o seu dever de fazer a checagem das informações e confirmar para o nosso leitor se é realmente um fato ou se é fake. Mas agora queremos alertar a sociedade para uma notícia falsa divulgada por aplicativos de mensagem de texto e também pelas redes sociais.

A notícia falsa que circulou pela internet tem como objetivo distorcer e desqualificar reportagem publicada na edição de sexta-feira (28) com o título "Ex-assessor de Boca Aberta Jr. diz que foi forçado a mentir sobre 'rachadinha'". A montagem reproduz a matéria original publicada no Instagram da FOLHA, com a foto do deputado estadual Boca Aberta Jr. (Pros), mas com o título distorcido, o que induz os internautas ao erro. Diz a falsa publicação, reproduzida como sendo do Instagram da FOLHA: "Ex-assessor de Boca Aberta Jr. diz que ajudava na doação para compra de cesta básica e caixa de leite para as famílias carentes".

Leia também: Folha de Londrina é alvo de fake news

A FOLHA comunica que está tomando as medidas jurídicas necessárias para identificar e responsabilizar os autores da montagem, que inclusive é grotesca e com frases mal construídas, totalmente fora do padrão jornalístico. Para um leitor atento, essas duas características denunciariam que se tratava de uma fake news. Mas sabemos que muita gente recebe e compartilha notícias sem se atentar aos detalhes do conteúdo e sem verificar se a informação é bem fundamentada.

O jornal é um dos principais veículos de comunicação do Paraná, sendo porta-voz dos seus problemas e de suas conquistas. Exerce o jornalismo profissional de excelência, em que apurações, confirmações de dados e checagem fazem parte do exercício diário de seus repórteres e editores. Foi com esses critérios que a reportagem sobre a mudança no depoimento do ex-assessor de gabinete do deputado estadual Boca Aberta Junior foi realizada.

Leia também: Pressionado, Twitter inclui Brasil em testes para denúncia de desinformação

As fake news são um fenômeno da internet e ganharam força com as redes sociais. Quando uma desinformação chega ao cidadão "disfarçada" de notícia, ela causa muitos estragos. Basta ver como as notícias falsas sobre a vacina contra a Covid-19 influenciaram na decisão de muita gente em não se vacinar.

Por conta das fake news, pessoas são condenadas injustamente e empresas sérias viram vilãs. Normalmente tem alguém que se beneficia com a desinformação.

A FOLHA, nos seus 74 anos de história, vem se comprometendo em ser o canal de informação do Norte do Paraná, praticando o bom jornalismo com isenção e responsabilidade. Espalhar notícia falsa é crime e estamos falando de algo perverso. Todo cuidado é pouco.

Obrigado por acompanhar a FOLHA !

Receba nossas notícias direto no seu celular! Envie também suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link wa.me/message/6WMTNSJARGMLL1.