Um dos grandes desafios da agricultura global é produzir mais, com menos. Para tanto, inovar os processos é vital e é nesse cenário que entra a convergência das técnicas tradicionais e revolucionárias, extraindo o melhor de cada uma, contando com mobilidade, produtos químicos, pesquisa científica, digitalização de dados, entre outros.

Não foi à toa que a Folha de Londrina escolheu a agricultura como tema da 15ª edição do EncontrosFolha, que acontece nesta quinta-feira (28). "Agricultura digital: a tecnologia com protagonista no campo" vai reunir quatro especialistas de peso no Centro de Eventos do Aurora Shopping, em Londrina: Sibelle de Andrade Silva, diretora do Departamento de Inovação na Secretaria de Inovação, Desenvolvimento Sustentável e Irrigação do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento; George Hiraiwa, um dos fundadores do hub Cocriagro; Wellington Furlaneti, gestor do setor de Agricultura de Precisão da Cooperativa Integrada; e Lucas Ferreira, Coordenador Estadual Estratégico no Sebrae Paraná e gestor de Agronegócio na Região Norte do Paraná.

É um orgulho, para o Grupo Folha de Londrina, retomar o EncontrosFolha de forma presencial, suspenso durante o período mais restritivo da pandemia, com um tema que é tão caro para o Paraná e que é o principal motor da economia estadual.

A realização do Encontros neste 28 de julho é também uma forma de homenagear o agricultor pelo seu dia. Desde a sua criação, em 2014, o EncontrosFolha vem debatendo os principais temas que impactam o desenvolvimento do Norte do Paraná e muitas das pautas discutidas nesses últimos oito anos pelo projeto se viabilizaram, como a melhoria na infraestrutura viária da Região Metropolitana de Londrina, tema da segunda edição do Encontros, em 2014: "Infraestrutura e Logística: vencendo os gargalos do Norte do Paraná".

A tecnologia está cada vez mais presente no dia a dia das pessoas e ganhou impulso no período de pandemia, encurtando caminho e alcançando metas de conexão e mudanças de comportamento que estavam previstas para demorar mais alguns anos.

Temos certeza que o debate que será realizado nesta quinta-feira irá contribuir para apresentar ao público algumas das grandes tecnologias disruptivas que já são realidade no campo ou estão em fase de desenvolvimento, além das tendências do agronegócio para os próximos anos.

Obrigado por ler a FOLHA!