A segurança alimentar foi um dos temas mais discutidos e questionados durante o EncontrosFolha realizado pelo Grupo Folha de Londrina. Reportagem especial trazendo os principais pontos debatidos chega ao leitor nesta edição de fim de semana (6 e 7) do jornal impresso e também disponibilizado no site da Folha de Londrina.

A 15ª edição do principal evento do Grupo Folha no quesito desenvolvimento socioeconômico do Paraná aconteceu no dia 28 de julho sob o tema “Agricultura Digital: a Tecnologia como Protagonista do Campo”.

O EncontrosFolha reuniu no Centro de Eventos do Aurora Shopping, em Londrina, especialistas de destaque do setor: Sibelle de Andrade Silva, diretora do Departamento de Inovação na Secretaria de Inovação, Desenvolvimento Sustentável e Irrigação do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento; George Hiraiwa, um dos fundadores do hub Cocriagro; Wellington Furlaneti, gestor do setor de Agricultura de Precisão da Cooperativa Integrada; e Lucas Ferreira, coordenador estadual estratégico no Sebrae Paraná e gestor de Agronegócio na Região Norte do Paraná.

Quando se trata de segurança alimentar, estamos falando em alimentar o planeta com população em crescimento. Como não poderia deixar de ser, o Encontros tratou dos vários fatores que vão interferir a curto e a médio prazo nessa missão, como a Guerra da Ucrânia, ocorrências climáticas de ordem severa, escalada do preço dos combustíveis e os efeitos da pandemia do coronavírus.

Os especialistas presentes ao Encontros apostaram em num ciclo vigoroso de investimentos em tecnologia para vencer este desafio, em todas as potências agrícolas, como é o caso do Brasil. Um dos segredos é justamente juntar os grandes fornecedores de alimentos (e seus projetos transformadores) aos fundos bilionários de investimentos.

Esse desafio de aproximar quem tem ideias de quem tem dinheiro foi uma das propostas elencadas durante o Encontros e que a FOLHA tem a missão de continuar trabalhando em seus conteúdos para que o sucesso do riquíssimo debate não se perca no caminho.

Confira as principais propostas levantadas durante o evento e se prepare para no futuro ler mais conteúdos sobre elas na Folha de Londrina:

- Aproximar as startups que atuam em Londrina e nos municípios vizinhos ao calendário internacional de eventos para que elas possam ter visibilidade junto a potenciais investidores.

- Valorizar o ecossistema de inovação de Londrina.

- Desenvolver políticas públicas e incentivar financiamento privado em pesquisa para desenvolvimento dos chamados "alimentos sintéticos" ou "comida de laboratório".

- Ampliar o acesso das empresas da região às fontes de recursos financeiros.

- Promover a melhora da conectividade no campo e tornar as ferramentas digitais mais acessíveis ao médio e pequeno produtores.

- Além da conectividade, levar informação ao produtor rural.

- Incentivar instituições públicas e privadas a elaborarem projetos visando melhorias de conectividade junto ao FUST (Fundo de Universalização dos Serviços de Telecomunicações).

Obrigado por ler a FOLHA!