Quem tem redes sociais e costuma "passear" por elas já deve ter encontrado mensagens sobre a saúde mental do brasileiro diante do clima tenso que as eleições impõem nesta reta final. A disputa para o cargo máximo do país reserva momentos de bastante aflição, com embates jurídicos, brigas nas redes sociais, cenas de agressões nas ruas, igrejas, tiroteios em locais públicos.

Nesta última semana de campanha as pessoas devem buscar equilibrar-se da melhor maneira possível para evitar desgaste emocional e preservar a saúde mental até o fim da apuração. Se permanecer em equilíbrio está difícil para muitos adultos, imagina para os jovens que estão a poucos dias da prova do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), tarefa que normalmente é desgastante.

Na edição desta segunda-feira do FolhaEnem, caderno que a Folha de Londrina realiza em parceria com o Colégio Marista de Londrina, o jornal tratou da saúde mental dos estudantes e quanto é importante os jovens e os familiares cuidarem desse aspecto também muito importante para o desempenho no exame.

Como pontuou o professor Nilson Douglas Castilho, do Marista, “o bom vestibulando é aquele que estuda bastante, mas também se cuida física e mentalmente”. Manter o equilíbrio emocional, ao mesmo tempo que mantém um cronograma de estudos regulares, não é tarefa fácil. É neste sentido que o apoio dos pais pode fazer toda a diferença. “Os alunos que sabem que têm o apoio dos pais têm uma pressão a menos para lidar e podem focar mais nos estudos”.

Saúde mental: a importância de seguir com os tratamentos

Além da segurança emocional da família, a prática de atividades extracurriculares pode ajudar no cuidado com a saúde mental dos estudantes. Por isso é importante encontrar algo que desperte prazer e satisfação, como esportes ou alternativas culturais como dança, música e teatro.

E para quem deseja um material de qualidade para revisar conteúdo de provas anteriores do Enem e ler dicas preciosas dos professores do Marista sobre o Exame Nacional do Ensino Médio, a Folha convida a acessar os 12 cadernos do FolhaEnem 2022 já publicados. Acesse o QR Code abaixo e confira. Todo esse conteúdo está aberto no site do jornal e é um serviço público que a Folha e o Marista oferecem para ajudar os estudantes a conseguirem a tão desejada vaga na universidade.

Obrigado por ler a FOLHA!