Nesta quinta-feira (17), no Parque Governador Ney Braga, começa mais uma edição do Londrina Mais, evento que está em sua sexta edição e que até sábado (19) vai mostrar ao público um verdadeiro panorama da área educacional da cidade. Trata-se de um evento que ratifica a estrutura e a organização da rede municipal de ensino, um trabalho que se desdobra em 139 estandes dedicados às escolas, além outros 50 que levam serviços a esta exposição onde brilha a educação.

Nos estandes escolares, diretores, professores, orientadores e alunos mostram o trabalho desenvolvido nas salas de aula numa conexão com o público externo que vai poder acompanhar essa "leitura de mundo" feita em áreas tão diversas quanto a matemática e a história, o incentivo à leitura ou a tecnologia.

Em ordenamento didático, também para o público externo, é possível avaliar a riqueza do ensino que encontra nas escolas públicas professores capazes de elevar o conhecimento de milhares de alunos das 88 escolas do munícipio.

Palestras com convidados altamente qualificados também vão permear os dias do evento, pondo em discusão temas tão importantes quanto a linguagem oral no desenvolvimento infantil ou o papel do educador no século XXI, só para ficar nestes dois exemplos.

A FOLHA tem também um papel importante no Londrina Mais prestando-se não só à divulgação do evento nestes dias, como compete ao jornalismo, mas como um veículo que acompanha semanalmente a educação da rede pública através do programa Folha Cidadania, que conta com 29 anos de dedicação ininterrupta às escolas.

O Folha Cidadania é reconhecido como o projeto jornalístico de educação mais longevo do Paraná, fazendo a conexão entre a população e as salas de aulas para por em evidência conteúdos que interessam não só à comunidade escolar, mas a toda coletividade. Todas as terças-feiras a Folha de Londrina está presente nas escolas com um conteúdo dedicado ao ensino e ao cotidiano dos professores e alunos do fundamental, mostrando a força de trabalho da rede pública.

No Londrina Mais, a FOLHA também terá um estande que mostra uma fração deste trabalho de 29 anos que conquista espaço nas escolas municipais, ao mesmo tempo em que dá o merecido espaço para que a comunidade escolar se expresse semanalmente sobre temas que fazem parte do currículo de milhares de estudantes.

A equipe da FOLHA considera que este não é apenas um trabalho jornalístico, mas um trabalho que se integra à educação de milhares de crianças estimulando a leitura, aproximando os cidadãos comum das salas de aula, debatendo temas que da infância à idade adulta fazem parte do universo do conhecimento, este instrumento de saber e pacificação capaz de transformar a sociedade com a profundidade exigida pelos novos temas e os novos tempos.

Na Folha Cidadania trabalhamos pela educação 364 dias por ano, como mostra a edição especial que circula nesta quinta-feira, e este trabalho nos honra.

Obrigada por ler a FOLHA!