Neste pouco mais de um ano de pandemia do novo coronavírus, provavelmente um dos setores mais afetados foi o de eventos. Empresários do ramo falam de um ano sem entrar nada no bolso e sacrifícios enormes para manter o aluguel e o salário de funcionários.

O vazio e o silêncio profundo no setor de eventos repercutiu em todo o país e Londrina também viu as empresas do setor amargurarem resultados ruins e teve até casa fechando as portas e dando lugar a supermercado. Há uma grande incerteza e dúvidas sobre quando as atividades voltarão.

O prefeito de Londrina, Marcelo Belinati, afirmou nesta segunda-feira (10) que pretende discutir a flexibilização no funcionamento dos buffets na cidade, durante o encontro que terá com o governador Ratinho Junior nesta terça-feira (11).

Para Belinati, não faz sentido um restaurante poder acomodar 100 pessoas em um período de almoço, por exemplo, e um buffet não poder levar para as suas dependências a mesma quantia de convidados.

Conforme o último decreto estadual (nº 7506), de 30 de abril de 2021, estão suspensas até as 5h do dia 15 de maio o funcionamento de serviços e atividades como estabelecimentos destinados ao entretenimento ou a eventos culturais, tais como casas de shows, circos, teatros e cinemas.

O texto também proíbe reuniões com aglomeração de mais de 50 pessoas, incluindo eventos, comemorações, assembleias, confraternizações, encontros familiares ou corporativos, em espaços de uso público, localizados em bens públicos ou privados.

Em agosto do ano passado, a Prefeitura de Londrina autorizou, por meio do decreto 984/2020, as empresas de serviços de buffet e casas de festas e eventos a comercializarem alimentos. E neste ano, em março, a Câmara Federal aprovou um projeto de lei que cria o Programa Emergencial de Retomada do Setor de Eventos, prevendo o parcelamento de débitos de empresas do setor com o Fisco federal, além de outras medidas para compensar a perda de receita.

Enquanto isso, a região de Londrina perde um importante evento e muito representativo para hotelaria e restaurantes. A tradicional feira do polo moveleiro de Arapongas, a Movelpar passará a ser realizada em São Paulo. A Expoara, que organiza o evento, ainda não esclareceu os motivos que levaram a fazer a mudança. Mas a próxima edição - já na capital paulista - será realizada de 30 de agosto a 1º de setembro de 2023.

Certamente, é preciso considerar as mais de 400 mil vidas perdidas pela Covid-19, no Brasil, antes de concretizar a retomada ampla do setor. Mas diante do avanço da vacinação, já é possível planejar a volta dos eventos, por meio da criatividade e inovação, que permitam, por exemplo, eventos híbridos, aliando presença física e o alcance virtual. Outra condição urgente é pensar no fortalecimento do turismo regional. Assim, quando chegar a hora, será mais fácil atrair turistas que não dependem de malha área e que possam desfrutar das belezas que estão próximas de suas casas.

Obrigado por ler a FOLHA!