Uma obra reivindicada há 30 anos pela comunidade do Norte do Paraná começou a sair do papel nesta quinta-feira (16) com a assinatura, por parte do governador do Paraná, Ratinho Junior, da ordem de serviço para a duplicação do trecho de 27 quilômetros da PR-445, entre o município de Mauá da Serra e o distrito londrinense de Lerroville.

Imagem ilustrativa da imagem EDITORIAL -  Duplicação da PR-445, um momento histórico
| Foto: Ari Dias/AEN

Com o custo de R$ 148.032.561,17, ela será executada pelo Consórcio DT PR-445, das empresas DP Barros Pavimentação e Construção e Tríade Pavimentações, que terá o prazo de 18 meses para concluir o projeto. Ao mesmo tempo, o governo tenta finalizar os ajustes necessários para lançar o edital de execução da duplicação dos outros 23 quilômetros, entre os distritos de Irerê e Lerroville, para que a rodovia seja totalmente duplicada entre Londrina e Mauá da Serra.

A previsão é que o edital deste novo trecho esteja pronto no início do ano que vem. A construção da PR-445 foi realizada na década de 1960, no governo de Ney Braga e, desde então, não havia passado por nenhuma grande readequação, apesar da expansão da região. Na década passada, foi duplicado o trecho urbano da rodovia estadual, entre Londrina e Cambé, e mais recentemente foi feita a duplicação do trecho entre Londrina e Irerê. Agora, aos trabalhos vão começar no trevo de Mauá da Serra, avançando gradualmente em direção a Lerroville.

Essa melhoria na PR-445 é uma das bandeiras de uma comissão, a de Desenvolvimento e Infraestrutura do Norte do Paraná, criada há cinco anos e que tem como integrantes representantes de entidades do setor produtivo, agentes públicos e empresas, entre elas a Folha de Londrina.

A comissão de Desenvolvimento e Infraestrutura definiu a duplicação destes 27 quilômetros da PR-445 como uma das obras mais importantes e impactantes para o desenvolvimento econômico da região. Tanto que os seus membros ressaltaram que a assinatura da ordem de serviço é um marco e um momento histórico para quem viaja de Londrina e outras cidades da região em direção à capital do Paraná.

Além da questão da segurança viária, o desenvolvimento regional será bastante beneficiado, com atrativos poderosos para a instalação de novas indústrias e para o desenvolvimento e qualidade de vida nos municípios que estão próximos à PR-445.

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