EDITORIAL - Diversão e renda na zona rural
PUBLICAÇÃO
terça-feira, 23 de maio de 2023
Folha de Londrina
As festas rurais são eventos tradicionais em diversas partes do país. Fazem parte da cultura de quem mora e trabalha no campo. Na região de Londrina, os eventos voltaram a acontecer e têm movimentado os distritos. São opções de lazer e chance de divulgação do trabalho, além de oportunidade para comercialização de produtos do campo.
A festa mais recente foi realizada nos dias 13 e 14 de maio, em Irerê, na zona sul, e atraiu mais de 5 mil pessoas, segundo balanço da prefeitura de Londrina. As secretarias municipais de Cultura e de Agricultura e a CMTU (Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização) atuam na organização das feiras rurais.
Moradoras de Irerê, Karina de Jesus Alves e a cunhada, Diana Alves de Brito, são exemplos de como os eventos são oportunidades de ganhos. Elas viram na festa uma forma de garantir uma renda extra no mês. Como Diana Brito é confeiteira profissional e Karina Alves trabalha em um bar e tem talento nato para as vendas, elas se juntaram para comercializar doces. Cerca de 800 unidades de diferentes tipos de doces foram produzidos e vendidos.
“Teve muita gente que elogiou nossos produtos, que já disse que quer encomendar doces e salgados com a gente”, contou Karina Alves. Isso mostra que os benefícios dos eventos vão muito além dos dias das festividades.
Para a ex-proprietária de restaurante Edilene Lettiere Crepaldi, a festa em Irerê serviu para garantir um bom rendimento. Experiente no ramo, ela comandou uma das 12 barracas montadas no evento e, em dois dias, vendeu 180 quilos de alimentos. O lucro foi de cerca de R$ 3,5 mil. “Para mim, foi muito bom. É mais do que um salário no mês.”
Diversão, entretenimento e cultura. Os festejos na zona rural são exemplos da força do campo e resistem ao tempo. Merecem ter cada vez mais apoio do poder público e das comunidades, tanto do campo quanto da cidade.
Obrigado por ler a FOLHA!

