As consequências das últimas datas festivas tradicionais para reunião familiares (Natal e Réveillon) são sentidas até hoje no Brasil, com uma avalanche de transmissão do novo coronavírus que parece não ter fim.

A cautela, então, manda tomar cuidado com o almoço do Dia das Mães, principalmente para aquelas mulheres que já têm idade e/ou comorbidade. O resultado de uma aglomeração neste domingo (9) pode ser dramático. Um descuido e as taxas de transmissão voltarão a crescer vertiginosamente e rapidamente, como aconteceu nos primeiros meses do ano.

É o segundo Dia das Mães na pandemia da Covid-19 e, certamente, muitas progenitoras estão saudosas de abraços, beijos e de uma mesa cheia de filhos, netos e bisnetos. Mas ainda não é hora de baixar a guarda, como disse à FOLHA o médico Rubens de Fraga Junior, especialista em geriatria.

Em um guia de como comemorar o Dia das Mães em segurança no âmbito da Covid-19, o médico explicou que ainda não é hora de abraços, mesmo que sua mãe já tenha tomado as duas doses de vacina contra o Sars-CoV-2. E o almoço precisa ser com distanciamento, sem esquecer máscaras de proteção e álcool em gel.

Especialistas vêm alertando que, atualmente, os encontros familiares e de amigos em ambientes fechados estão sendo tão responsáveis pela transmissão do vírus quanto uma balada. E se aglomerações acontecerem neste fim de semana, como ocorreu no Natal do ano passado, o país pode se preparar para um novo pico da pandemia no mês de junho.

Na terça-feira (4), o Brasil ficou órfão de uma mãe muito querida, a dona Hermínia, personagem do ator Paulo Gustavo, que morreu vítima da Covid-19. É possível dizer que Dona Hermínia representava muitas mães brasileiras e isso ajuda a explicar o sucesso dos três filmes da série "Minha mãe é uma peça".

A Covid-19 deixou muitas famílias órfãs e em muitas casas o Dia das Mães será de saudades e tristeza.

Não é possível mudar as tragédias que já foram escritas pelo coronavírus. Mas é possível respeitar as orientações da ciência, evitando aglomerações e cumprimentando às matriarcas à distância em 2021. Só assim o almoço do Dia das Mães de 2022 seja realmente mais feliz.

A FOLHA deseja saúde e alegrias para todas as mães!