EDITORIAL - Conservação da malha asfáltica
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quinta-feira, 05 de janeiro de 2023
Folha de Londrina
A boa conservação da malha asfáltica é pré-requisito básico para o desenvolvimento e para a segurança dos usuários. E isso se aplica a todas as esferas governamentais. Desde as grandes rodovias federais, as BRs, que cortam o país, as rodovias estaduais, que ligam os municípios e as diferentes regiões de um estado, até as estradas municipais, as grandes responsáveis pelo escoamento da safra das propriedades rurais.
Em Londrina, a rodovia que liga dois dos maiores distritos, Irerê e Paiquerê, será revitalizada. Para fazer o nivelamento e o recape do trecho de 6,5 quilômetros, a Prefeitura vai desembolsar quase R$ 5 milhões. Em um município com as dimensões de Londrina, de 1.651 quilômetros quadrados, mais que três vezes que a área de Curitiba (432 quilômetros quadrados), a conservação das estradas rurais é sempre um desafio.
O investimento, no entanto, se mostra importante ao valorizar a população desses distritos e de outros bairros rurais da zona sul do município. Ter uma estrada em boas condições reflete em maior competitividade para os setores da economia que estão no campo, como o agronegócio e o turismo rural.
A mesma lógica se aplica às rodovias sob responsabilidade do governo federal. Nesta edição, a FOLHA traz reportagem sobre investimento de R$ 6,4 milhões para a recuperação de pontes no Norte Pioneiro e Campos Gerais do Paraná. Muitas das pontes estão localizadas fora do perímetro urbano e vão beneficiar diretamente produtores rurais dessas localidades.
É preciso deixar a tarefa de casa em dia, mantendo a conservação das estruturas já existentes, mas também projetar as melhorias de infraestrutura tão necessárias à malha viária estadual. Durante cerimônia de posse para o segundo mandato como governador, Ratinho Junior (PSD) mandou um recado ao governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) de que não vai aceitar uma concessão das rodovias paranaenses em um modelo que contemple apenas a conservação.
O modelo para o novo pedágio estadual estava sendo tratado com o governo de Jair Bolsonaro (PL), aliado que não conseguiu a reeleição. Ainda não há uma posição oficial do novo governo, mas há uma tendência de que os questionamentos dos parlamentares ligados ao presidente Lula no Paraná sejam levados em conta.
No meio de tantas idas e vindas, a população espera poder desfrutar de rodovias em boas condições e com pedágios a preço justo. Somente desta forma o Paraná poderá eliminar seus gargalos econômicos e evitar milhares de mortes em acidentes automobilísticos.
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