Qual o salário de um vereador da sua cidade? A remuneração de um legislador municipal depende de muitos fatores, como o tamanho da população da cidade, a Lei Orgânica do município e a própria Constituição Federal, pois há uma proporção em relação ao salário dos deputados estaduais. Por exemplo, um município de até 10 mil habitantes não pode pagar para os seus vereadores mais do que 20 por cento do salário de um deputado estadual.

Além do salário, em alguns municípios os vereadores contam com uma verba anual para arcar com serviços como gráficas, correios e outras despesas. Somando tudo, é um investimento caro que o cidadão faz para que os parlamentares municipais fiscalizem o trabalho do prefeito e criem leis ou preservem as leis existentes que tratam do interesse das cidades e seus moradores.

Neste ano totalmente singular de 2020, mesmo quem costuma acompanhar o trabalho das câmaras municipais teve dificuldade devido à suspensão das sessões em março e continuou complicado depois, mesmo com a retomada dos trabalhos à distância, pela internet.

A pandemia e a ausência de contato (e cobrança) dos munícipes impactou na produtividade do legislativo londrinense. De janeiro até novembro deste ano a Câmara Municipal de Londrina debateu 157 projetos, a maioria do próprio Legislativo, conforme a FOLHA mostrou na edição desta quarta-feira (25).

Foram 106 propostas feitas pelos vereadores e 51 enviadas pelo prefeito Marcelo Belinati (PP). É o menor índice de matérias protocoladas na Casa da atual legislatura. Segundo o site do órgão, foram 319 em 2017, 218 em 2018 e 224 em 2019.

Na avaliação do presidente da Câmara, o vereador Aílton Nantes concordou que a pandemia atrapalhou o trabalho e defendeu que a diminuição do número de projetos protocolados em relação aos anos anteriores não significa que o debate perdeu qualidade. Exemplos foram as discussões em torno de dois temas polêmicos: o plano diretor e a venda da Sercomtel. Apenas os munícipes que acompanham de verdade o Legislativo municipal podem concordar ou discordar.

As eleições deste ano apontaram que a população deseja renovar e apenas seis dos 16 vereadores foram reeleitos. Agora é um momento propício para a sociedade também renovar hábitos e se dedicar ao exercício da cidadania buscando a consciência política que tanta falta faz na hora de fiscalizar e entender os deveres dos nossos agentes públicos.

Consciência política deveria ser fruto de um trabalho diário, incentivado desde cedo nas famílias. Todos os pais e mães buscam um mundo melhor para os seus filhos, mas isso passa por prepará-los para o exercício pleno da cidadania.

Obrigado por acompanhar a FOLHA!