Imagem ilustrativa da imagem EDITORIAL - Como a tecnologia mudou o mercado financeiro
| Foto: Roberto Custódio

Você pode não saber o que são fintechs ou o que significa blockchain e open banking. Mas saiba que de um jeito ou de outro sua vida já foi impactada por uma dessas inovações trazidas pelos novos tempos do mercado financeiro.

Essa área está mudando rapidamente e entender como a mudança se realiza é uma vantagem para quem deseja entender as ferramentas que podem fazer o dinheiro render mais.

Por muito tempo, as tradicionais instituições financeiras davam as cartas no mercado. Mas as fintechs vêm causando uma revolução no setor, redesenhando a relação cliente/banco. Como a palavra fintech já denuncia, trata-se da união das palavras financial e technology e significa que essas empresas implantaram serviços financeiros com processos baseados inteiramente em tecnologia.

O crescimento exponencial dessas startups fez com que as grandes instituições reinventassem seus processos de trabalho e valores cobrados. Não é mais possível dissociar o setor financeiro e o da tecnologia. A integração deu mais eficiência, rapidez e segurança nas operações, diminuindo a presença do dinheiro vivo na vida do brasileiro e substituindo-o pelo cartão de crédito e transações on-line, como o Pix.

Para onde estamos caminhando? Foi essa a reflexão que o Grupo FOLHA promoveu na quarta-feira (15), por meio do projeto Rodadas de Conteúdos, edição que tratou da "Inovação no Mercado Financeiro - o futuro das relações financeiras".

Durante pouco mais de uma hora, a jornalista e produtora de conteúdo da BitcoinTrade, Flávia Jabur; a diretora da Rede Paraná e Norte de Santa Catarina do Santander Brasil, Marilize Ferrazza; e Roberto Rodrigues, gerente de captação na Sicredi União PR-SP, falaram sobre as inovações do mercado e do impacto no futuro do relacionamento entre empresas, público geral e mercado financeiro. A medição ficou por conta do economista Marcos Rambalducci, professor da UTFPR (Universidade Tecnológica Federal do Paraná), consultor econômico da Associação Comercial e Industrial de Londrina e colunista da FOLHA.

Aberto ao público, o debate transmitido pelo Youtube e redes sociais da FOLHA está no ar para quem deseja entender um pouco mais sobre essa revolução que ganhou fôlego com a pandemia da Covid-19. Nesta edição (18 e 19), o jornal traz a cobertura especial do evento.

Para quem acredita que as mudanças mais drásticas (como o fim do dinheiro vivo) ainda farão parte de um futuro distante, é bom se preparar: as mudanças tecnológicas estão mudando rapidamente a relação do brasileiro com as finanças. É melhor se preparar.

Obrigado por ler a FOLHA!