|
  • Bitcoin 125.393
  • Dólar 5,0741
  • Euro 5,2058
Londrina

Opinião

m de leitura Atualizado em 05/03/2022, 00:05

EDITORIAL - Chegou a hora do vestibular da UEL

PUBLICAÇÃO
sábado, 05 de março de 2022

Folha de Londrina
AUTOR autor do artigo

menu flutuante

O sonho de ser admitido na graduação da UEL (Universidade Estadual de Londrina) está na mente dos mais de 22 mil candidatos que realizam neste domingo (6) o vestibular da instituição. 

Imagem ilustrativa da imagem EDITORIAL - Chegou a hora do vestibular da UEL Imagem ilustrativa da imagem EDITORIAL - Chegou a hora do vestibular da UEL
|  Foto: Gustavo Carneiro - Grupo Folha
 

A aprovação em uma universidade como a UEL é uma vitória não apenas para o estudante, mas para toda a família dele. O acesso ao ensino  superior é um divisor de águas na vida de muitos jovens e abre uma importante porta para melhores oportunidades de trabalho.

A Folha de Londrina sabe o quanto uma boa preparação é importante para quem precisa vencer a concorrência e ingressar em uma universidade. Por isso, em parceria com o Colégio Marista, o jornal realizou pela segunda vez o Folha Vest, projeto que  trouxe às segundas-feiras cadernos temáticos com questões selecionadas pelos professores do Marista. Junto com o simulado, o jornal publicou também dicas de como se sair bem na prova. 

No mesmo formato, Folha de Londrina e Colégio Marista também promoveram o Folha Enem, mas com conteúdo voltado para a dinâmica do Exame Nacional do Ensino Médio. 

Sabemos que o jornal é um meio de comunicação precioso para quem deseja estar bem informado e também para as pessoas que querem se preparar para o Enem, vestibulares e concursos. Trata-se de um recurso pedagógico para professores, ferramenta essencial para os estudantes terem informação e repertório sobre diferentes assuntos e também instrumento utilizado nas provas de diferentes instituições. 

O vestibular da UEL acontece neste domingo ainda sob as dificuldades da  pandemia de Covid-19, mas com menos restrições em comparação à prova realizada no ano passado. Tanto que, como a reportagem da FOLHA mostra, o setor de hotéis, bares e restaurantes vê nesse evento a oportunidade de amenizar os prejuízos registrados nos últimos dois anos.

Dos 22.587 candidatos que realizarão o concurso, 7.337 estudantes são provenientes de Londrina e 15.250 candidatos de fora. Só de São Paulo e outros estados são 7.228 candidatos. 

Os candidatos que vêm de fora gastam com o deslocamento, realizam no mínimo duas refeições no dia, sem falar em gastos com lazer e compras no comércio. O economista e colunista da FOLHA Marcos Rambalducci, professor na UTFPR (Universidade Tecnológica Federal do Paraná), calcula que se cada vestibulando gastar R$220 e pelo menos 20 mil candidatos realizarem esse gasto, significa R$ 4,4 milhões de movimentação. 

O vestibular é sinônimo de grandes desafios, seja  do aspecto mental, emocional e físico. Temos consciência de que não é fácil ser aprovado e não parece justo que o caminho dessa empreitada seja tão estreito. Basta ver a concorrência dos cursos mais procurados. Mas esse é um tema para outro editorial. 

Agora, o importante é descansar o corpo e a mente e realizar uma boa prova.

A todos os vestibulandos, a FOLHA deseja boa sorte!