Chegou o dia de milhares de jovens de Londrina, região e até de outros estados conferirem se os seus nomes estão na lista mais esperada do ano: a do resultado do vestibular da UEL (Universidade Estadual de Londrina). Ter o nome na lista de aprovados de uma das universidades estaduais mais prestigiadas do País é motivo de orgulho para estudantes, professores e familiares que batalham juntos para que o sonho de ver seus filhos num curso superior seja realizado.

Marias, Cláudias, Pedros e Josés devem se reunir em frente ao Teatro Ouro Verde, nesta terça-feira (16), a partir das 11h. O grito de alegria será inevitável casos seus nomes constem como aprovados para a faculdade que escolheram cursar para construir suas carreiras. No curso de física ou letras, medicina ou arquitetura, tudo é motivo de orgulho para quem busca sua profissão e, sobretudo, o conhecimento.

O deslocamento da festa do campus da UEL para o Calçadão traz a celebração para mais perto da população de Londrina, além de valorizar o centro histórico que passa por reformulações, atraindo o londrinense para o coração da cidade com aquele sentido de orgulho urbano que deve permear também as ações municipais e institucionais.

A Folha de Londrina, que também fica no coração da cidade, se junta à UEL para essa grande festa que todos os anos reúne os calouros. Neste contingente se incluem tanto os estudantes que prestaram vestibular na UEL quanto os alunos que buscam uma vaga na universidade através do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), porta de entrada de milhares de jovens para um novo patamar de estudos.

As provas do Enem 2023 foram aplicadas nos dias 5 e 12 de novembro de 2023 e o acesso às notas deverá ser feito a partir desta terça-feira (16), por meio da Página do Participante, com o login único da plataforma gov.br. Ao todo, mais de 3,9 milhões de pessoas participaram do concurso.

O Vestibafest 2024 é uma iniciativa da UEL juntamente com o Grupo Folha de Londrina, com apoio da ACIL (Associação Comercial e Industrial de Londrina) e CMTU (Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização). A festa conta com a parceria do Marista, Positivo e Prime.

O ponto alto da festa será ao meio-dia, quando serão distribuídos encartes da FOLHA, que também estarão na edição impressa do jornal na quarta-feira (17). O portal da Cops (Coordenadoria de Processos Seletivos) da UEL, publica a lista de aprovados no mesmo horário.

Resta torcer para que cada estudante que se empenhou para conseguir sua vaga no ensino superior tenha seu sonho realizado. E caso esse nome não esteja lá, na lista de aprovados deste ano, é preciso manter o estímulo e a esperança como muitos que tentaram mais de uma vez.

A luta faz parte da vida e sem a esperança não realizamos sonhos. Muitas vezes é preciso correr atrás de um ideal para alcançá-lo, num empenho cotidiano até que as portas se abram.

A FOLHA deseja boa sorte para quem vai ter seu nome na lista e também para os que vão tentar de novo!