As notícias do avanço da nova variante do coronavírus representam um banho de água fria para os brasileiros que imaginavam que a virada de ano poderia trazer o retorno de uma vida normal nos pós-pandemia. A confirmação de ao menos três casos no Brasil e outros tantos no mundo acendeu o sinal de alerta. No Paraná, não é diferente.

Imagem ilustrativa da imagem EDITORIAL - Cautela com a nova variante
| Foto: iStock

Seis pessoas que estiveram no mesmo voo do casal que veio da África do Sul para São Paulo estão sendo monitoradas. De acordo com o secretário de Saúde do Paraná, Beto Preto, essas pessoas foram para Curitiba e região metropolitana e para Foz do Iguaçu.

O primeiro efeito prático dessa ameaça poderá ser a manutenção do uso obrigatório de máscaras em espaços públicos. O governo de Ratinho Junior planejava implementar a mudança no dia 15 de dezembro. De acordo com Beto Preto, no entanto, a suspensão da obrigatoriedade não está mais garantida.

O Setor de Epidemiologia da Sesa vai emitir notificações à Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) e à Infraero (Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária) para que sejam coletados os dados cadastrais completos de qualquer viajante vindo do exterior para o Paraná.

A preocupação é tanta que a Anvisa passou a exigir que os laboratórios avaliem a eficácia da vacina contra a Covid-19 diante das novas variantes. Para isso, solicitou às desenvolvedoras de imunizantes informações sobre os estudos em andamento. O ofício foi encaminhado nesta quarta-feira (1°) para os laboratórios que possuem vacinas aprovada no Brasil: Pfizer, Instituto Butantan, Fiocruz e Janssen.

A Anvisa também informou que já está trabalhando ativamente com os reguladores internacionais e desenvolvedores dos imunizantes para possibilitar uma atuação rápida diante de potenciais impactos da nova variante ômicron nas vacinas contra Covid-19.

Além do casal proveniente da África do Sul, a Secretaria da Saúde de São Paulo confirmou o terceiro caso da ômicron no país. Trata-se de um passageiro de 29 anos vindo da Etiópia e que desembarcou no Aeroporto Internacional de São Paulo, em Guarulhos, na Grande SP, no sábado (27). Na ocasião, ele testou positivo para Covid-19.

Por isso, mesmo com o número de casos confirmados e de mortes por Covid em queda no Paraná, o secretário reforça que os cuidados contra a transmissão são conhecidos, devem ser mantidos: manter o distanciamento social, usar máscara e buscar a imunização completa de acordo com cada faixa etária.

Obrigado por ler a FOLHA!