A quantidade de casos de importunação sexual contra as mulheres no Brasil impressiona. Dados compilados pelo CNJ (Conselho Nacional de Justiça) sobre esse tipo de crime mostram que 2.886 novos processos foram movidos no país entre janeiro e julho de 2022. Em todo o território nacional, uma média de 13,6 ocorrências é levada à Justiça todos os dias. Esse é o levantamento mais recente disponível no país.

Além da importunação sexual, também é necessário considerar os casos de assédio, que nem sempre são denunciados. A quarta edição da pesquisa “Visível e Invisível: a Vitimização de Mulheres no Brasil”, realizada pelo FBSP (Fórum Brasileiro de Segurança Pública), aponta que 46,7% das mulheres foram vítimas de assédio ou importunação ao redor do país em 2022.

A prática de ato libidinoso contra a mulher sem o seu consentimento e de assédio são situações graves. O levantamento, publicado em 2023, mostra que, do total de mulheres que passaram por um caso de assédio, 41% ouviram cantadas e comentários desrespeitosos na rua e 12,8% foram assediadas fisicamente no transporte público.

E são os casos registrados nos ônibus que a SMPM (Secretaria Municipal de Políticas para as Mulheres) e a CMTU (Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização) de Londrina visam prevenir com uma campanha de conscientização lançada na última sexta-feira (4).

Informativos foram afixados em veículos do transporte coletivo urbano e nos terminais de ônibus alertam que importunação sexual é crime e que as vítimas devem avisar imediatamente o motorista ou segurança sobre a ocorrência. Ao todo, foram produzidos 400 cartazes em formato A3, 100 peças em formato A4 e 5 mil flyers.

Também é recomendado fazer uma denúncia para a Central de Atendimento à Mulher pelo número 180 e acionar a Polícia Militar por meio do número 190. É importante, também, que as vítimas procurem a Polícia Civil e registrem um boletim de ocorrência.

A punição dos autores desses crimes é essencial para que as mulheres possam usar o transporte coletivo com segurança e tranquilidade, o que deveria ser um direito de todos em qualquer lugar do país.

Obrigado por ler a FOLHA!